Cartao de Credito

Qual melhor dia para pagar as contas?

A pergunta do post, “Quando pagar suas contas?” pode parecer boba, mas dando um pouco de atenção, poderemos ver que não é bem assim. A primeira resposta é que se deve pagar as contas até o vencimento. Porém, essa ideia, apesar de evitar os juros, relativos aos atrasos, pode não ser a melhor opção.

O melhor dia para pagar suas contas é exatamente o dia do vencimento. Se considerarmos, por exemplo, que seu dinheiro depositado na poupança ou em uma conta investimento rende alguma coisa, é melhor que ele fique lá até o último dia possível. Nesse caso, o melhor é não pagar sua fatura até o dia exato do vencimento. O rendimento pode não ser muito, mas fará alguma diferença. É melhor que seu dinheiro renda para você do que para o banco.

Claro, essa regra é válida para casos onde não há desconto pela quitação antecipada da conta. Normalmente, cartões de crédito, parcelamentos sem juros, contas de águas, luz, telefone, gás não têm descontos, então, pague estas contas apenas no dia do vencimento. Mas alguns financiamentos podem dar alguns descontos para quem quita o débito antes do prazo. Fique atento pra escolher a melhor opção.

Como pagar as contas no vencimento?

Contas a pagar

Contas a pagar

Existe mais de uma opção para agendar suas contas. A mais simples é usar o débito automático. Outras alternativas são os agendamentos dos pagamentos, ou mesmo, esperar até a data exata para ir ao banco ou lotérica pagar sua conta.

A maioria dos convênios de pagamento como água, luz e telefone permite o débito automático. Habilite esta opção que, no dia exato do pagamento, o próprio banco se encarregará de descontar o dinheiro de sua conta ou poupança para pagar a conta.

Caso não se sinta confortável com a opção do débito automático, pode optar por agendar seu pagamento. Pela internet, escolha a data de vencimento do boleto para o pagamento. Mesmo que, faça o pagamento, digamos, dia 03, se a conta só vence no dia 10, deixe que no dia 10, seu banco desconte o dinheiro de sua conta, e não no dia 03.

E as contas atrasadas, como pagar?

Aqui entramos em outro problema. Se o ideal é pagar as contas exatamente no dia de seu vencimento e pode ser até aceitável pagar antes, mesmo que não seja vantajoso, ter as contas atrasadas não é uma boa coisa. É claro que atrasos podem ocorrer eventualmente, mas é preciso deixar que isso não vire hábito.

Se suas contas vencem antes do dia de seu pagamento, entre em contato com as empresas e solicite uma mudança para a data que melhor se adapta a sua realidade financeira. E se, mesmo assim, o atraso for inevitável. Escolha aquela conta com juros menores. Cartões de crédito devem ser os primeiros a serem quitados. Além disso, não entre no cheque especial para quitar contas. Os juros dos bancos são muito maiores do que os da empresas de telefonia, eletricidade etc.

Se estiver endividados, veja as dicas para negociar suas dívidas.



Por: Cartão e Crédito. Categoria: Dicas // Tags: , , , , , , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search
1 Comentário
  1. orlando ferreira santos  em 17/06/2013: 08:10

    obrigdo eu gostei muito da dica
    sendo assim vou ficar mais esperto

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito