Cartao de Credito

Saque no Cartão de Crédito

Se você já leu a propaganda de algum cartão de crédito, talvez até aqui mesmo, no nosso blog, você provavelmente já viu na lista das vantagens a expressão “saque de dinheiro no cartão” ou algo parecido. Bom, mas o que significa isso, na prática?

O saque no cartão de crédito é uma ferramenta que permite o portador do cartão de crédito fazer uso do seu limite de crédito retirando uma certa quantia em dinheiro.

Pra que serve esse serviço?

O saque através do cartão de crédito serve para aqueles momentos de emergências, onde você precisa de um valor em dinheiro, mas não tem esse valor no momento. O seu cartão de crédito, então permite que você faça um saque em qualquer caixa eletrônico da rede do cartão, para que esse valor seja pago posteriormente. Funciona como um empréstimo.

Vale a pena usar o saque do cartão?

Muitas pessoas acham que sacar dinheiro no cartão é uma vantagem. Tudo bem, eu até entendo que a possibilidade de sacar dinheiro em uma emergência pode ser uma coisa boa, mas de um modo geral, sacar no cartão não é sempre uma boa ideia. Por que? Porque você não só paga uma taxa só por utilizar o serviço, mas muitas vezes você é cobrado com juros diferenciado (mais alto) por ele. Alguns bancos chegam a cobrar R$ 8,00 por utilização do serviço. Outros cobram, além da taxa, uma percentagem do valor sacado. Agora veja só, imagina que você está precisando de pagar uma compra e eles não aceitam cartão. Você está sem dinheiro e resolve fazer um saque usando o seu cartão de crédito. O que parece uma comodidade vai te custar, além do preço do produto, R$ 8,00 extras, mais percentagem do valor gasto, mais juros altíssimos de mais de 10% ao mês. É isso uma vantagem? Eu acho que não! A não ser que seja de extrema necessidade.

Saiba como funciona o saque com o cartão de crédito

A dica então é essa. Saque no cartão é só para emergência, e mesmo em uma emergência é bem provável que você possa utilizar uma opção menos prejudicial que o saque no cartão. É melhor tentar conseguir um dinheiro emprestado com alguém próximo a você, que não irá cobrar taxas de serviços, nem juros pelo empréstimo.

Os cartões, apesar de toda praticidade que trazem, podem ser objetos perigosos para o seu bolso se você não tomar cuidado. O saque no cartão, na minha opinião, é mais um desses perigos que os cartões nos oferecem como se fossem vantagens.

Como fazer o saque no cartão?

Se mesmo depois de todas as dicas, você acredita que um saque no cartão seja a melhor solução para você nesse momento, basta ir a um caixa eletrônico da rede de seu cartão e escolher a opção “saque”. O limite de saque varia de acordo com o banco, o cartão, e o perfil do cliente. Esse limite pode ser verificado na fatura do seu cartão, pelo Internet Banking, pelo telefone ou diretamente na sua agência.

O valor solicitado é liberado na hora, como se você tivesse feito um saque de sua conta. Porém, essa cobrança virá na sua próxima fatura, em valor integral, já com as cobranças inclusas. Caso não efetue o pagamento, serão cobrados juros e multa em cima do valor da fatura.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
5 Comentários
  1. José San Pedr  em 18/05/2010: 12:12

    Muito bom esse post, eu já cai nessa armadilha, naquele momento eu já sabia que ia pagar taxa pelo saque, mas só fiquei sabendo dos juros quando chegou a fatura do cartão.

  2. miguel vicente olive  em 18/05/2010: 17:44

    Li toda a mensagem porém não entendi uma coisa, eu só queria ter um cartão de crédito para alguma emergência, como também poder fazer uma compra via internet(mercadolivre), isto quando surge alguma barbada, é só isso a minha nescessidade, o limite pode ser de até quinhentos reais, serve.

  3. ana maria braz felip  em 19/05/2010: 05:54

    Bom dia!

    Precisar do cartão de credito é muito complicado, ele nos permite mesmo que "ilusorio" uma tranquilidade para aqueles momentos de desespero. Sou adepta ao cartão e sei que é pratico e eficiente, tendo em vista que amanha terei que quitar uma divida a mais…

    Gosto muito das noticias do cartão e crédito.

    Obrigada.

    Ana Maria

  4. patrick  em 7/11/2011: 22:05

    isso ai e uma viadagem !!!

  5. Dina Maria dos Santos Ribeiro  em 31/03/2014: 12:22

    muito boas as informações

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito