Cartao de Credito

Solução para gastos desnecessários: congele seu cartão

Lendo uma entrevista com o famoso colunista do Yahoo Finance, Scott Pape,  me deparei com uma sugestão realmente inusitada para quem quer cortar os gastos desnecessários no cartão de crédito: congele seu cartão.

Por mais estranho que pareça, a dica é exatamente essa. Congelar (literalmente) o seu cartão. Colocá-lo em um bloco de gelo. (Enrole seu cartão em plástico – para você não ler os números através do gelo, jogue em uma vasilha de água e leve ao congelador ou freezer).

Segundo o especialista, congelar o cartão é uma medida ideal para quem não quer cancelar o cartão, mas precisa reduzir drasticamente o uso do plástico para colocar as dívidas em ordem. Parece até brincadeira, mas muitas pessoas não conseguem se controlar, e simplesmente guardar o cartão para não ser usado, não é o suficiente. Para essas pessoas, medidas mais drásticas precisam ser tomadas.

Eu, particularmente, nunca testei o picolé de cartão de crédito e não posso garantir se o congelamento tem algum efeito na durabilidade a longo prazo do plástico, já que ele possui chip e tarja magnética. O que eu posso dizer a favor dessa prática é que ela parece fazer sentido para consumidores que fazem compras por compulsão, os famosos consumistas. O consumidor compulsivo, na verdade, não deve andar com o cartão de crédito na carteira por razões óbvias. Se  o cartão estiver congelado, entre a vontade de comprar e o cartão estar à mão, haverá um bom intervalo de tempo que ajudará a pessoa a se controlar e pensar bem se é uma boa ideia fazer a compra.

Dicas para Congelar seu Cartão de Crédito

Congele seu cartão para evitar as compras desnecessárias

Uma vez congelado, para que o cartão não estrague, é preciso deixar o cartão descongelar naturalmente. Quebrar o gelo ou botar no microondas até que descongele não dá certo, ou o seu cartão ficará irremediavelmente estragado. Água quente, acelera o processo, mas se errar na mão o resultado é o mesmo do microondas, então é melhor não arriscar. Enfim, se você resolveu congelar o seu cartão e quer fazer uma  compra (desde que seja uma compra realmente necessária), você terá que tirá-lo da geladeira e enquanto espera o gelo derreter você pensa na sua compra. Ou seja, você terá um bom tempo para refletir se sua compra é realmente necessária, ou volta com o cartão para o congelador.

E esse trabalho todo realmente funciona? Bem, eu pessoalmente acredito que para a maior parte das pessoas a trabalheira é dispensável. Basta guardar o seu cartão no fundo do armário e evitar compras bobas do dia-à-dia. Tenha sempre em mente quanto você ganha e quanto pode gastar. Mas se a vontade de comprar é mais forte que você, que mal faz tentar essa técnica? Se congelar seu cartão pode te ajudar a pagar suas dívidas e organizar suas finanças, não se envergonhe: arrume espaço no congelador e gelo no cartão!



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito