Cartao de Credito

Um, Dois ou Três Cartões? Mais é sempre melhor?

A resposta para a segunda pergunta é a mais fácil. Quando o assunto é número de cartões, mais nem sempre é melhor. Em geral, a regra é: ter acima de três cartões é sempre um mau negócio. Agora e se a pergunta for: mas até 3 cartões, qual é o número ideal?

Quanto mais melhor?A resposta também não é muito difícil. Em primeiro lugar vamos fazer uma diferenciação. Existem dois tipos de usuário de cartão: o bom,  que sabe sempre a data de vencimento de sua fatura, paga sempre em dia e nunca faz mais gastos no cartão do que permite o seu orçamento; e o mau, que gasta mais do que pode, não conhece as vantagens do próprio cartão e não sabe como utilizá-lo de maneira benéfica para suas finanças. Para o segundo caso, a resposta é curta: quanto menos melhor. Um cartão já poderá trazer problemas suficientes.

Para o bom usuário, a resposta varia. Em geral 2 cartões são suficientes, lembrando que você deverá escolher bandeiras diferentes e datas de vencimento diferentes. Com bandeiras diferentes, você aumenta a rede de lojas conveniadas onde você pode fazer suas compras e aumenta o número de promoções que você pode participar. Com datas de vencimento diferentes, você aumenta o prazo para pagar, escolhendo fazer sua compra em um ou outro cartão a depender de qual demorará mais para que a compra entre na sua fatura. Fazendo essas duas coisas, ter dois cartões pode ser melhor que ter um só.

E se dois é bom, três é demais? Não necessariamente, mas normalmente sim. Com três cartões, temos dois problemas. Primeiro, fica difícil controlar gastos em 3 faturas diferentes e com datas para pagar diferentes. A chance de confundirmos alguma coisa e levarmos prejuízo é muito maior. Segundo, na maior parte das vezes, como 3 cartões não oferecem um benefício muito maior que ter 2 cartões, quase sempre não compensará o valor da anuidade extra que você estará pagando. E quando pode valer a pena? Raramente, um terceiro cartão de loja, especializado em algum tipo de produto que você compra regularmente, pode até se mostrar útil.  (por exemplo, um cartão de desconto no combustível) Nesse caso, você usaria os seus dois cartões normalmente, e restringiria o terceiro para as compras específicas – mas é preciso sempre fazer as contas para comprovar se vale a pena adquirir o terceiro. 

Assim,  a dica permanece: dois cartões é o número ideal!



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito