Cartao de Credito

Vale a Pena Adquirir um Título de Capitalização?

Se você foi ao banco recentemente, deve ter ouvido seu gerente comentar sobre as incríveis vantagens de um título de capitalização com nome que lembra a Copa do Mundo. De todos os produtos bancárias, o título de capitalização é, provavelmente, o mais alardeado pelos bancos, principalmente quando conversamos com o gerentes, mas será que ele é mesmo um bom investimento?

Título de Capitalização Não é Investimento

Título de Capitalização

Título de Capitalização

A primeira coisa que precisa ser dita sobre os títulos de capitalização – e isso vai desmentir muitos gerentes de banc0 – é que eles não podem ser consideradas como investimento. Por quê? Um investimento é algo que faz com que seu dinheiro aumente com o passar do tempo e isso não acontece quando você adquire um título de capitalização. Dependendo do plano, é até possível que você receba o que pagou de volta, mas com descontos e taxas. Se o dinheiro estivesse aplicado na poupança, que não é das melhores aplicações, certamente renderia mais.

Guardar Dinheiro Obrigatoriamente

Muita gente acha que a grande vantagem do título de capitalização é que ele te “obriga” a juntar dinheiro. De fato, as parcelas do título (quando ele é parcelado) são debitadas automaticamente da conta corrente, mas isso não quer dizer que você está poupando. É preciso lembrar também que o valor não poderá ser sacado em um momento de necessidade e ficará “preso” durante toda a vigência do título. Em outras palavras, você fica obrigado a pagar mensalmente pelo título, mas não está economizando.

Produto Não Vale a Pena

A verdade é que o título de capitalização não vale a pena, exceto para aquelas pessoas que acreditam na sorte. Como os títulos sempre estão vinculados ao sorteio de prêmios, eles podem servir para quem quer tentar ganhar alguma coisa. Do contrário, é melhor optar por outra forma de guardar dinheiro, como a poupança ou o tesouro direito, por exemplo.



Por: Emília Silva. Categoria: Bancos, Dicas // Tags: , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search
1 Comentário
  1. augusto francelino da silva  em 12/05/2014: 23:19

    Muito obrigado pela informação. Serviu para tirar a minha dúvida em relação a esse grande golpe que os banqueiros aplicam, principalmente nas pessoas incautas e desprovidas de informações.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito