Cartao de Credito

Vale a Pena Adquirir um Título de Capitalização?

Titulo de Capitalização é um dos serviços mais ofertados pelas instituições financeiras aos seus clientes. Basta ter uma conversa com o gerente do seu banco para se ver diante de uma proposta promissora de capitalização do seu dinheiro, mas será que ele é mesmo um bom investimento?

O que é Título de Capitalização?

título de capitalização é um título de crédito regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), com a finalidade de guardar dinheiro e participar de sorteios de prêmios. Durante a vigência do título, o cliente se compromete a efetuar pagamentos no prazo definido junto ao banco, podendo variar entre: pagamento único, mensal ou periódico.

A duração do contrato vai depender da modalidade de título contratado, devido a variação de perfil dos clientes e dos planos oferecidos por cada instituição financeira. Assim como os prêmios sorteados podem variar de dezenas à milhões de reais, dependendo das mesmas variações.

Ao final do prazo de vigência do título, o cliente terá a oportunidade de resgatar o dinheiro investido com as respectivas correções. O título de capitalização está submetido a Taxa Referencial (TR), ou seja, a mesma taxa utilizada para rentabilizar a caderneta de poupança, e também, por uma taxa de juros variável, definida no ato da contratação do serviço.

Lembrando que essa taxa de juros precisa ser de, no mínimo, 20% da taxa mensal aplicada. O que muita gente não sabe, é que apenas parte do valor investido é rentabilizado – a chamada cota de capitalização. O restante do dinheiro aplicado é dividido entre a cota de sorteio e uma espécie de taxa administrativa. Portanto, não é o valor total do dinheiro, que mensalmente rende os 0,5% mais a TR.

Título de Capitalização não é Investimento

Título de Capitalização: O Investimento da Sorte

Título de Capitalização é Investimento?

Não, não é.

É importante ressaltar que os títulos de capitalização não podem ser consideradas investimento. Apesar da possibilidade de ser contemplado, ao longo dos anos, por um prêmios de valor superior ao que se tem em conta, o valor submetido está sujeito à diversas implicações que resultam no desconto em conta. Sendo assim, dependendo do plano, é até possível que você receba o que pagou de volta, mas com descontos e taxas. Se o dinheiro estivesse aplicado na poupança, que não é das melhores aplicações, certamente renderia mais.

Vale a Pena Investir no Título de Capitalização?

Muita gente acha que a grande vantagem do título de capitalização é que ele lhe “obriga” a juntar dinheiro. De fato, quando ele é parcelado, as parcelas do título são debitadas automaticamente da conta corrente, mas isso não quer dizer que você está poupando. É preciso lembrar também que o valor não poderá ser sacado em um momento de necessidade e ficará “preso” durante toda a vigência do título.Se sacar, tenha certeza que perderá parte do valor.

Em outras palavras, você fica obrigado a pagar mensalmente pelo título, mas não está economizando.

A verdade é que o título de capitalização não vale a pena, exceto para aquelas pessoas que acreditam na sorte. Como os títulos sempre estão vinculados ao sorteio de prêmios, eles podem servir para quem quer tentar ganhar alguma coisa. Do contrário, é melhor optar por outra forma de guardar dinheiro, como a poupança ou o tesouro direito, por exemplo.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
1 Comentário
  1. augusto francelino da silva  em 12/05/2014: 23:19

    Muito obrigado pela informação. Serviu para tirar a minha dúvida em relação a esse grande golpe que os banqueiros aplicam, principalmente nas pessoas incautas e desprovidas de informações.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito