Cartao de Credito

Dicas Para Não Fechar o Mês no Vermelho

Já passamos do dia 20 do mês e, para muitas pessoas, esse é um momento difícil. Uma boa parcela dos brasileiros não consegue chegar ao fim do mês com dinheiro na conta. Se você faz compras para a semana inteira, mas consome tudo o que foi comprado nos primeiros dias, provavelmente sentirá fome ao final do período.

O mesmo acontece em relação ao dinheiro. Caso não haja um planejamento de despesas, é quase impossível fechar o mês no azul. A fim de ajudar você a controlar melhor os seus gastos, preparamos 3 dicas fundamentais para quem quer acabar o mês com dinheiro no bolso. Veja as sugestões:

Fim de Mês

Fim de Mês

Dica 1: Tenha um Orçamento

Você pode usar uma planilha ou caderno para criar um orçamento, que organize as entradas e saídas de recurso. Hoje em dia, existem também alguns aplicativos para celular que ajudam no planejamento e controle dos gastos, como o MoneyWise. A ideia é que você possa conhecer o que consome sua renda e criar soluções para melhor administrar as finanças.

Dica 2: Guarde Dinheiro

Não importa o quanto você ganhe, é importante reservar uma parte para realização de metas e situações emergenciais. Guarde pelo menos 10% do seu salário todos os meses e aplique na poupança ou outro investimento. Por incrível que pareça, um cofre fechado pode auxiliar quem é mais descontrolado. O ideal é esvaziá-lo ao fim do mês e guardar o dinheiro no banco.

Dica 3: Fuja dos Juros

Muitas vezes, os juros consomem o nosso dinheiro sem que a gente perceba. Um atraso de conta aqui, um financiamento ali e de repente as dívidas se tornam monstruosas. Por isso, é essencial evitar a cobrança de juros, exceto em casos indispensáveis. Serviços como cheque especial e crédito rotativo do cartão precisam ser abolidos, caso você queira manter o equilíbrio financeiro.

Dica 4: Evite Gastos Desnecessários

Essa dica parece óbvia, mas não é. Basta olhar para o seu orçamento e observar como uma grande parte do dinheiro se destina a coisas banais. Hoje mesmo eu fiquei bastante surpresa com o quanto gastei com supérfluos no supermercado durante o mês. O que eu fiz? Estabeleci um limite de gastos semanais a partir de hoje para as compras. Com esse tipo de medida, é possível usar o dinheiro para o que realmente importa.



Por: Emília Silva. Categoria: Dívidas, Dicas // Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search
5 Comentários
  1. M Alair R Vale  em 24/12/2013: 20:36

    Gostei muito dos comentários, foi muito bom

  2. samurl  em 25/12/2013: 14:30

    Trabalho autônomo a 19 anos com muita falta de administração com isso gerei muitas dividas, juros de cartão cheque especial agiotas e sempre gastando mas do que ganhei então virou uma bola de neve hoje mudei meu modo de vida vendi o carro e compro o necessário de preferencia avista paguei mas da metade das dividas muito difícil mas da certo então não desanime coloque uma meta na sua vida e siga em enfrente

  3. leonardo  em 11/01/2014: 17:10

    Muito interessante! Agora que eu comecei a trabalhar estou analisando como estou gastando meu dinheiro e percebi que muitas vezes são com coisas desnecessárias. Obrigado pelas dicas.

  4. Leonardo  em 24/03/2014: 10:34

    Uma boa dica é o consenso familiar. É preciso que todos conheçam o(s) orçamento(s), as metas e respeitem o planejamento de desembolso bastante prorrogado. Eventuais emergências devem passar pelo crivo do realmente imprescindível.
    24/03/2014

  5. eliane  em 21/07/2014: 21:38

    gostei muito das dicas pois estou precisando me organizar melhor trabalho muito mas não consigo desfrutar de nada.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito