Cartao de Credito

Dívida boa x Dívida ruim: estabelecendo prioridades

Dívida boa?? E desde quando dever alguém pode ser bom? Na verdade, fazer dívidas pode até ser bom como já falamos em um de nossos posts. Mas esse não é propriamente o assunto de hoje, e sim como estabelecer prioridades na hora de pagar suas dívidas.

Cuide bem do seu dinheiro: priorize as dívidas.

Uma boa ferramenta para decidirmos quais dívidas devemos pagar primeiro é a classificação entre dívida boa e dívida ruim. Dívida ruim é basicamente a dívida cujo bem adquirido deprecia rapidamente em valor, enquanto que a dívida boa é a que o valor se mantém mais estável ou pode aumentar. Exemplo, se você compra um carro de passeio, você notará que a cada ano ele desvaloriza um pouco. Ás vezes, essa desvalorização pode chegar até 25% em um ano. Isso é um monte de dinheiro perdido. Se você fez uma dívida para comprar um carro, é interessante que você pague rapidamente pois apesar de você estar pagando sobre o preço inicial do veículo, o valor do veículo está ficando menor a cada ano. Por outro lado, se você compra um imóvel, é pouco provável que ele se desvalorize rapidamente em poucos anos. É bem possível que ele, na verdade, se valorize ou gere rendimentos para você. Isso quer dizer que ficar livre da dívida que você adquiriu para comprá-lo é importante, mas não uma prioridade imediata quando você tem outras dívidas.

E o que o Cartão de Crédito tem a ver com isso? É que o cartão de crédito é uma das piores dívidas de todas, pois em geral compramos no cartão mercadorias gastas no dia-a-dia, que acabam ou depreciam muito rapidamente e pagamos por eles as maiores taxas de juros do mercado, que beiram os 11% ao mês. (!!!!) Juros do comércio ou de financiamentos imobiliários, para comparar, estão respectivamente nas faixas de 5% ao mês e 12% ao ano.

Não há dúvidas de que a dívida do cartão é muito ruim e deve ser priorizada na hora de colocar os pagamentos em dia. Essa é uma dica que, se seguida à risca, certamente te ajudará a sair do vermelho.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
2 Comentários
  1. joseneide rodrigues ds silva  em 4/01/2012: 18:00

    comprei a muito tempo na atentaçao mas naõ paguei hoje preciso rever essa dívida e pgr conforme eu poder me ajude por favor

  2. enternauta  em 9/01/2012: 10:38

    Entre em contato com a loja na qual você fez a compra e tente negociar sua dívida.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito