Cartao de Credito

É Possível Herdar Uma Dívida?

Uma pessoa pode herdar as dívidas de alguém que já morreu? Essa é uma pergunta que pode angustiar vários leitores. Afinal, ninguém quer ser responsável pelos débitos de outro, ainda mais em uma situação delicada de perda de um parente. No artigo de hoje explicaremos o que diz a lei brasileira sobre a transmissão de dívidas e outras responsabilidades. Leia e tire suas dúvidas.

O Herdeiro Não Paga

Herança de Dívida

Herança de Dívida

De acordo com a lei brasileira, os bens deixados pela pessoa devem ser usados para quitar a dívida. Se a dívida for de R$10 mil por exemplo, e os bens inventariados somarem R$20 mil, então a metade será usada para pagamento do débito e o restante será dividido pelos herdeiros.

Já nos casos em que a soma dos bens não for suficiente para cobrir o valor devido, então o credor receberá somente aquilo que foi conseguido com a venda do patrimônio. Dessa forma, os herdeiros não precisam se preocupar, pois eles não terão que arcar com a cobrança.

Financiamento de Casa ou Carro

Quando a dívida está vinculada a um bem, como um carro ou uma casa, o credor poderá alienar esse bem a fim de receber o que lhe é de direito. Os herdeiros também podem optar por pagar as parcelas necessárias para terminar o financiamento e manter a posse do bem.

A maior parte dos planos de financiamento contam com o seguro prestamista, que serve justamente para quitar o valor devido em caso de morte do contratante. Vale a pena observar esse ponto do contrato, pois o seguro ajuda bastante na solução desse tipo de problema.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito