Cartao de Credito

Posso ter muitos cartões? Como ficam as dívidas

Umas das principais causas de dívidas no cartão de crédito é a posse de muitos cartões de crédito. Entendam bem, ter muitos cartões não causa dívidas por si só, mas uma característica comum de pessoas que possuem excessivos cartões é a de se endividarem frequentemente no cartão.

Imagine um cenário onde a pessoa diz “Este aqui é do meu banco, este aqui adquiri de uma financeira, este outro do posto de gasolina, este na conta do meu marido, aqueles dois da promoção…” – e quando se vê já são 5, 10 cartões de crédito muitas vezes que sequer são utilizados. Isso é exatamente o que chamo de excesso de cartões. E o problema de ter muitos cartões é que se você não sabe nem quantos cartões você tem, como saberá o quanto você está gastando em cada um deles?

Problemas de muitos cartões

O problema principal do consumidor que se vê frequentemente endividado é a falta de planejamento e controle das finanças domésticas. É preciso analisar e reduzir gastos. Uma boa maneira de fazer isso é revendo seus hábitos com o cartão. Especialistas em finanças pessoais aconselham a nunca se ter mais que 3 cartões de crédito. Na maior parte dos casos um único cartão que tenha as melhores taxas e ofereça os serviços que mais te interessam é tudo que você precisará.

Corte o excesso de cartões!

Corte o excesso de cartões!

Até porque, mesmo que você não tenha dívidas e não esteja no crédito rotativo, cada cartão pode ter tarifas e anuidades que estará a pagar sem necessidade. Imagine que cada um custe 10 reais mensais e, com cinco cartões, no fim do ano serão 600 reais desperdiçados sem necessidade.

Um outro motivo para reduzir o número de cartões é reduzir a tentação. Isso mesmo. Muitas vezes o cliente sabe que não pode fazer uma compra, mas olha para o monte de cartões na bolsa e pensa: “tudo bem, eu posso fazer essa comprinha hoje, num desses cartões que eu não uso sempre”. É claro que a comprinha terá que ser paga no fim do mês do mesmo modo, não importa em qual cartão que você fez a compra, então se você se pegou pensando assim alguma vez, o melhor a fazer é se livrar de alguns cartões.

Pense também no caso de pagar a fatura de um cartão utilizando um outro cartão. Isso pode dar um alívio no início, mas se você estiver realmente apertado de dinheiro, só estará piorando a situação, pois os juros do cartão são um dos mais altos. A menos que você faça isso por razões estratégicas, não se deve utilizar um cartão como forma de pagamento ou empréstimo.

Cartões não são vilões se você souber lidar bem com eles. E no “manual de lidar bem” com o cartão a lição número um é controle seus gastos. Se ter muitos cartões está fazendo com que você gaste mais do que pode, não perca tempo: livre-se dos cartões extras já!



Por: werkema. Categoria: Dívidas // Tags: , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito