Cartao de Credito

Muitas dívidas? 7 dicas para uma boa negociação

Já dissemos muito sobre os princípios básicos para eliminação de dívidas. O segredo é que não há segredos, tudo gira em torno de reduzir os gastos, aumentar a renda e controlar seu orçamento. Agora, na hora de lidar com suas dívidas há um pequeno detalhe que pode facilitar as coisas pra você: a negociação da dívida!

Negociar uma dívida, seja no cartão de crédito ou outra tipo de instituição financeira, é quase sempre um bom negócio pois permite que você pague menos no fim das contas. Mas por que alguém estaria disposto a negociar comigo para que eu pague menos do que eu devo? A resposta aqui é simples: renegociando a dívida o credor aumenta suas chances de receber o dinheiro que lhe é devido, o recebe mais rapidamente e evita que a dívida prescreva. É um bom negócio para todos, a grande questão é então o ponto de toda negociação encontrar o valor que mais te beneficie e que a outra parte esteja disposta a te conceder.

Negociar é resolver problemas

Negociar é resolver problemas

Para facilitar as coisas, vamos passar algumas dicas para vocês sobre o que levar em conta nas negociações de dívidas.

  • É muito provável que o seu credor vai dificultar o processo inicialmente. Quando você negocia sua dívida o seu credor sempre perde alguma coisa. Contudo, se ele se convencer que terá menos a perder negociando do que exigindo integralmente o valor da sua dívida ele irá aceitar a negociação. Não se preocupe se receber um não da primeira vez. Espere um pouco e tente de novo.
  • Aceitar a primeira oferta que te fizerem não é negociar! Negociar é discutir os termos, oferecer propostas e contra-propostas. É como fazer compras em um mercado persa: aceitar a primeira oferta  mostra que você não sabe o que está fazendo e é uma tremenda falta de educação.
  • Procure ajuda especializada. Não é raro que empresas coloquem cláusulas abusivas em seus contratos e façam cobranças ilegais. Nessas horas, pode compensar a ajuda de um profissional do ramo. Uma outra possibilidade é buscar auxílio no Procon.
  • Muitas vezes, quando se tem várias dívidas, é importante priorizar. Dívidas com juros muito altos devem ser pagas primeiro, pois seu endividamento será refreado. Quando se deve para uma instituição financeira é possível propor um novo empréstimo com juros mais baixos para que você possa quitar a dívida do cartão ou do cheque especial.
  • Para negociar a dívida do cartão, é importante pedir seu cancelamento. Se você mantém seu cartão ativo, você estará a cada mês aumentando sua dívida.
  • Não aceite uma proposta de negociação só por aceitar. Se você sabe que não poderá pagá-la, espere uma melhor proposta. Se você aceita a proposta que não é interessante para você você se compromete a pagá-la o que poderá tornar as coisas mais difíceis para você no futuro.
  • Se alguma coisa deu errado em seu planejamento e você percebeu que não poderá honrar sua dívida já negociada, não se intimide, explique sua situação e peça uma nova negociação.

Enfim, esperamos ter ajudado a esclarecer melhor o que se deve prestar atenção ao fazer uma negociação de dívidas. Para algumas pessoas, olhar seu credor no rosto e dizer que tem dificuldades para pagá-lo é algo muito doloroso e por isso elas acabam evitando negociar. Negociar sua dívida não é dar calote! E assumir suas dificuldades financeiras é o primeiro passo para conseguir superá-las. Antes de uma negociação lembre-se: não há razão para timidez ou vergonha – você está fazendo aquilo que pode. O “não” você já tem, e se a negociação não der certo, as coisas não ficarão piores por você tentar.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
20 Comentários
  1. Wellington Silva de  em 16/12/2010: 07:24

    bom dia!

    tenho uma divida no banco itau de um empretimo, mais renegociei e não consigo pagar, alem disso o juros so cresce e como pago duas parcelas diferentes e obrigatorias que são descontadas em conta corrente cada mes desconta um diferente sem possibilitar ao menos que eu pague somente um e atraze a outra, então as dus ficam em atrazo um mes uma e outro mes outra.

    gostaria de saber o que posso fazer para solucionar o meu problema.

  2. admin  em 29/12/2010: 16:17

    Wellington,

    A recomendação é que renegocie sua dívida de forma que consiga cumprir com os compromissos. Deixar parcelas em atraso só irá rolar a dívida e aumentar os juros. Entre em contato com o Banco Itaú e agende um horário para renegociação.

  3. marcio junio deoliveira souza  em 16/10/2011: 13:59

    tenho uma divida com o meu cartao itaucard ,mais ou menos um ano como faco pra pagar essa divida e ter meu cartao liberado pra compras

  4. enternauta  em 20/10/2011: 15:25

    Olha, nós já explicamos tudo isso que você perguntou no artigo acima. Tente ler o artigo e com certeza encontrará a resposta.

  5. joão lopes de macedo  em 2/01/2012: 10:58

    como faço para renegociar uma divida do meu cartão o que eu poço fa

  6. enternauta  em 4/01/2012: 12:18

    Entre em contato com seu banco ou cartão de crédito e peça para renegociar.

  7. jorge  em 16/01/2012: 14:11

    achei muito util suas informaçoes, pois esclarece,orienta e ao mesmo tempo nos da rumo nessas situaçoes q querendo ou nao todo mundo passa ou ja passou. nao tenho pergunta so gostaria mesmo de parabenizar o adminstrador. desde ja agradeço

  8. enternauta  em 17/01/2012: 16:46

    Nós do Cartão e Crédito agradecemos seus elogios! Esperamos satisfazer suas expectativas e estamos sempre à disposição.

  9. cidnei lara  em 2/11/2012: 00:55

    gostaria muito de receber orientação , sobre meu caso , tenho uma cartão d e credito em atraso e , paguei aiguns meses ,só o minimo da fatura , e hoje ñ consigo nem mesmo pagar o minimo , e preciso pagar e não sei como , já uma vez que tenho tres emprestimos consignados e comprometidos os 30% de minha rendo , como devo fazer , canselar o cartão , continuar com ele ativo e devendo , ou esperar as cobranças se concretizarem , até quando , por favor , me ajude respondendo via e:mail

  10. Cartão e Crédito  em 7/11/2012: 11:27

    Cidnei, Entre em contato diretamente como banco e solicite uma proposta de quitação da dívida. Deixar a dívida do cartão de crédito rolar no mínimo, é o pior que pode ser feito uma vez que os juros são altíssimos.

  11. Nelson  em 12/12/2012: 12:10

    Tenho uma divida de 2200 reias com cartão de crédito e acabei atrasando 2 anos e a mesma está num total de 7500 reais,como devo proceder para obter uma negociação justa.

  12. Cartão e Crédito  em 2/01/2013: 15:06

    Nelson, por favor, veja as dicas escritas no artigo que terá uma boa orientação.

  13. Angelo  em 26/01/2013: 09:34

    Bom dia,por favor poderiam tirar uma dúvida?
    Eu tinha um cartão Mastercard e por uma infelicidade acabei fazendo uma dívida e acabei não conseguindo pagar.
    Já me ligaram me oferendo acordo,mas no momento não tinha condições de aceitar.
    Gostaria de saber se,eu pagando minha dívida é possivel ter meu cartão de volta?(sei que isso pode ser impossivel acontecer)
    Muito obrigado pela atenção.

  14. Cartão e Crédito  em 6/02/2013: 21:03

    Angelo, faça um acordo, por menor que sejam as parcelas. Do contrário, sua dívida irá aumentar bastante.

  15. Rejane  em 11/05/2013: 13:08

    Tenho uma dívida no meu cartão de credito itaucard há quase 2 anos. Qual o melhor meio de negociar essa dívida

  16. Cartão e Crédito  em 18/05/2013: 14:44

    Rejane, o melhor caminho é entrar em contato com o Banco Itaú e fazer uma negociação que possa cumprir. Quanto mais demorar, mais juros terá que ser pago. N~]ao deixe para depois.

  17. Elba  em 20/09/2013: 15:23

    Boa tarde,tenho varias dividas em cartão de credito desde abril 2009 que não consigo pagar nem tenho como negociar pois minha situação financeira piora acada dia.
    Tenho um único imóvel que alugo para pagar minhas despesas básicas,e moro de aluguel desde então.
    O que faço eles podem tomar esse imóvel por eu não morar lar?
    Minhas dividas já passam do valor do imóvel.
    Tentei vender para quitar as dividas mais até o momento não conseguir.
    O que devo fazer?
    URGENTE !!!!

  18. Cartão e Crédito  em 1/10/2013: 16:42

    Elba, o melhor mesmo, neste caso, já que se trata de valores altos. É procurar um consultor que pode avaliar seu caso com mais cuidado.

  19. Tais  em 1/10/2014: 22:21

    Boa Noite,
    Estou com um debito no cartão Itaú, e vou negociar a divida para quitar certinho. Mas preciso saber se realizando essa negociação o cartão é bloqueado ou cancelado? me ajudem por favor. Grata

  20. Cartão e Crédito  em 3/10/2014: 16:57

    Depende da negociação, Tais. Entre em contato com o Itaú.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito