Cartao de Credito

O Mapa da Dívida – Globo Repórter

O Globo Repórter que foi ao ar na última sexta-feira, 13 de julho, teve como tema a vida financeira e os problemas do consumo excessivo. Ao longo do programa, foram exibidas várias reportagens voltadas para a educação financeira. Como esse assunto interessa, e muito, aos nossos leitores, optamos por fazer um apanhado geral de todas as informações exibidas no Globo Repórter.

O Mapa do Endividamento no Brasil

Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de São Paulo analisou o comportamento financeiros de famílias que vivem nas capitais brasileiras. O estudo constatou que 62% das famílias possuem algum tipo de dívida. O número é bastante alarmante, mas os especialistas esclareceram que a dívida em si não é um problema, mas a dificuldade em quitar os valores devidos. A dívida aqui é entendida como a aquisição de crédito. O financiamento de um carro, por exemplo, é uma dívida, mas não é tão problemático se a pessoa consegue pagar as prestações em dia.

Mapa da Dívida

Mapa da Dívida

Nome Emprestado

Seguindo o mapa do endividamento, o estudo observou que muitas pessoas acabam com o nome sujo sem nunca terem atrasado uma conta sequer. Bom, isso acontece porque alguns consumidores emprestam o nome para amigos e parentes fazerem compras. Em Manaus, a cada 4 pessoas listadas como inadimplentes, 1 foi inserida nos cadastros por causa das dívidas de outras pessoas. Nesses casos, a solução dizer não ao amigo antes que as dívidas aconteçam.

As Tentações do Consumo

Entre as capitais, Goiânia se destacou como cidade com menor nível de endividamento. A grande explicação para esse resultado é a maior oferta de emprego na capital nos últimos anos. Com mais dinheiro no bolso, fica mais fácil manter as contas da casa em dia. Mas também é preciso um pouco de disciplina. Segundo os especialistas em finanças, as pessoas precisam resistir às tentações do consumo para guardarem um pouco de dinheiro no final do mês.

Como Conter Gastos

No programa, os especialistas também deram dicas para conter os gastos e não atrasar os pagamento. O primeiro passo é o planejamento financeiro, além de cautela na hora de gastar. Outras sugestões também foram dadas, como:

  • Conversar com a família e compartilhar com todos o andamento das finanças na casa;
  • Renegociar as dívidas com bancos e financeiras;
  • Usar o dinheiro da poupança para quitar as dívidas;
  • Vender algum bem ou item de valor para pagar as contas atrasadas.

 



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
2 Comentários
  1. Aline  em 15/07/2012: 18:57

    Esse programa foi muito bom, iluminou minhas ideias, principalmente com a dica que o especialista deu sobre compartilhar com a família e não ter vergonha de estar devendo. Sempre poupei minha família de ficar sabendo dos meus problemas financeiros e venho sofrendo sozinha com isso, além de me sentir muito constrangida, mesmo nos bancos na hora de renegociar. Agora chega disso e com as dicas do “Cartão e Crédito” vamos tentar acertar!!

  2. Homero ibrahim  em 24/07/2012: 02:47

    Gostei…. Vou continuar acompanhando.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito