Cartao de Credito

O que é o SPC?

Com certeza você já deve ter ouvido a expressão “fulano está com nome sujo na praça”. Mas sabe o que isso significa? Bom, quando falamos que alguém está com o nome sujo, quer dizer que o seu CPF ou CNPJ foi incluso no SPC, que é um Serviço de Proteção ao Crédito. Mas o que é o Serviço de Proteção ao Crédito?

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) foi criado para oferecer um banco de dados nacional que reunisse informações relativas ao crédito de pessoas físicas e jurídicas para empresas, com vistas a facilitar as decisões de oferecimento de crédito.

Uma empresa, seja ela uma instituição bancária, uma financeira ou a lojinha do seu bairro, tem no SPC um poderoso aliado para saber se uma pessoa ou empresa é boa pagadora. Ao consultar o SPC uma empresa encontra informações atualizadas sobre dívidas pendentes de alguém, o que evita que um processo longo de avaliação de crédito seja aberto facilitando a vida dos lojistas, que evitam a inadimplência e dos consumidores, que aceleram a obtenção de crédito.

Como Funciona?

Se você ficou preocupado, imaginando que qualquer pessoa pode saber se você ficou devendo alguma empresa, fique tranquilo! O SPC não disponibiliza publicamente informações de seu cadastro. Não há como checar se alguém “está no SPC” a partir da internet ou telefone. Os estabelecimentos comerciais podem fazer consultas ao SPC somente após cadastro e pagamento de taxas à Câmara de Dirigentes Lojista (CDL).

O que é SPC?

Já a consulta pelo próprio consumidor para conferir se seu nome está no SPC deve ser feita pessoalmente ou por meio de procuração junto às CDL‘s ou postos de atendimento de sua cidade. O consumidor deverá portar carteira de identidade e CPF. Lembramos que a legislação não permite que o nome de um consumidor em dívida seja lançado no banco de dados do SPC sem que o mesmo seja comunicado formalmente da inclusão de seu nome. Isso quer dizer que não é preciso procurar o SPC, a menos que você receba uma notificação ou não tenha seu crédito aceito em algum estabelecimento comercial – quando então você deverá verificar se há alguma pendência com relação ao seu crédito.

Como já foi dito, essa consulta só pode ser feita pessoalmente ou meio de procuração ou carta. Não é possível fazer a consulta do CPF através da internet ou do telefone. Por isso, não acredite em sites e e-mails que ofereçam este tipo de serviço. Veja nosso artigo que fala sobre este assunto.

Como Retirar o Nome do SPC?

Agora que você já sabe o que é SPC e como fazer a consulta do seu CPF, é preciso saber como retirar o seu nome desse cadastro. Bom, para isso, basta você entrar em contato com a empresa credora e efetuar o pagamento da dívida ou fazer uma negociação para o pagamento da mesma. Assim que for formalizado, a empresa tem até 5 dias úteis para fazer a retirada do nome do SPC.

É importante manter o seu nome limpo para ter acesso a empréstimos e financiamentos e outros tipos de crédito.

Para maiores informações, consulte o site do Serviço de Proteção ao Crédito.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito