Cartao de Credito

Portabilidade de Crédito

A portabilidade de crédito é uma operação realizada entre instituições financeiras que possibilita ao cliente pagar um pouco menos nas parcelas de um financiamento. A lei de portabilidade foi criada em setembro de 2006, mas a maioria das pessoas não sabe de sua existência. Isto porque ela nunca foi estimulada uma vez que os financiamentos são a maior fonte de lucro dos bancos.

Esta é uma transação que pode valer a pena para quem tem financiamentos mais antigos, com taxas de juros maiores do que as que são praticadas no mercado atualmente. É importante verificar vários aspectos de seu financiamento e avaliar as oportunidades em outros bancos. Em alguns casos o valor da parcela pode diminuir até 10%.

Passo a Passo para Transferir o Financiamento

Portabilidade de Crédito

Conheça o passo a passo para transferir sua dívida

Em primeiro lugar você deverá procurar o banco no qual tem o financiamento e verificar:

  • Quantas parcelas faltam para quitar a dívida
  • Qual é o valor dos juros aplicados
  • O valor de desconto para pagamento do total devido à vista
  • O percentual de CET (Custo Efetivo Total)

Importante: O CET é o valor a ser comparado com os outros bancos. Isto porque ele representa o valor total (com acréscimos e impostos) de seu financiamento.

Posteriormente faça pesquisa em outros bancos para saber qual seria o valor pago em caso de financiamento do mesmo valor. Caso encontre uma taxa menor basta solicitar a portabilidade no novo banco. Você deverá ir ao banco antigo somente para autorizar o processo.

Alguns bancos costumam cobrar tarifas de portabilidade, mas ela deve ser feita gratuitamente. A lei proíbe qualquer tentativa de impedir essa mudança. Você fará a negociação com o novo banco e autorizando a portabilidade ele quitará sua dívida no banco anterior, com o valor à vista e irá financiar sua dívida normalmente.

Outro ponto importante é verificar a quantidade de parcelas. Se elas aumentarem a negociação pode não ser tão vantajosa.

Agora que você já sabe como proceder, é só começar a pesquisar. Com a redução dos juros cobrados pelos bancos, a portabilidade do financiamento pode ser uma ótima alternativa para manter as contas em dia.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
3 Comentários
  1. sueli rocha  em 3/09/2012: 08:45

    Adorei essa noticia, são como essas noticias que ficamos informados e atualizados no mercado.
    Eu mesma nunca soube dessa tal portabilidade, e muitas vezes cogitei a ideia de trabalhar com outro banco, mais por insegurança e empecilhos de ter financiamentos e empréstimos acabei por desistir.
    Que tal se vocês lançassem uma revista ou um informativo impresso?Serei a primeira a assinar
    Muitas vezes me falta tempo para ver emails.
    Abraços

  2. Cartão e Crédito  em 8/09/2012: 22:42

    Sueli, obrigado pela idéia. Mas um informativo impresso é custos demais para equipe. Internet é um meio mais democrático.

  3. Durval Mosca  em 3/09/2012: 08:59

    Gostaria de receber informações sobre quais cartões de crédito isentam o usuário da taxa de anuidade. Possuo os Cartões Itaucard, que a partir deste ano estão recebendo débito de tarifas abusivas sem o meu prévio consentimento. Pretendo cancelar os cartões e substituí-los por outros isentos de tarifa.
    Grato
    Durval Mosca

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito