Cartao de Credito

CET (Custo Efetivo Total) – Pra que serve?

Quando fazemos um empréstimo, financiamento ou outros serviço parecido em um banco, são cobradas diversas taxas e tarifas, além dos juros e IOF. O CET (Custo Efetivo Total), é esse valor calculado em um ano, ou seja, o CET é o gasto anual que você tem com o empréstimo, ou financiamento, por exemplo.

Entre as taxas cobradas estão, além dos juros, a taxa de cadastro, seguro, gravame, IOF, registro e serviços de terceiros. Tudo isso deve estar impresso nos contratos de financiamento, pois é muito importante que o cliente tenha ciência dos valores cobrados.

O CET foi criado pelo Conselho Monetário Nacional – CMN – Resolução 3.517, de 06.12.2007 e todos os bancos devem informá-lo ao cliente antes do fechamento do contrato.

cet

Sempre faça contas e compare o CET antes de qualquer contratação

Qual a Importância do CET?

O cliente que deseja fazer algum serviço com um banco, tem a oportunidade de pesquisar o valor anual das taxas e tarifas, através da comparação do CET. Assim, pode escolher o banco com menores taxas para fazer seu empréstimo ou financiamento. Além disso, é muito importante que o cliente saiba tudo que está pagando, antes mesmo de assinar o contrato.

A pesquisa e comparação do CET em diversos bancos é muito importante, antes da contratação, pois esse valor pode variar bastante. Mesmo que a taxa de juros seja igual em dois bancos, o CET pode ser bem diferente, já que abrange outros fatores, como seguro, registro, cadastro, etc.

 



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito