Cartao de Credito

Como usar o FGTS na Compra de Imóveis

Realizar o sonho da casa própria requer organização e planejamento financeiro. Para quem quer adquirir um imóvel, o uso do FGTS e um ótimo recurso. O fundo de garantia pode ser sacado em algumas situações especiais, como demissão sem justa causa ou doenças graves. Além disso, é permitido aos trabalhadores utilizar o FGTS para quitar o valor total ou parcial de um imóvel. O fundo também pode ser usado na construção ou amortização de financiamento habitacional. Dessa forma, fica mais fácil comprar o bem sem se fazer grandes dívidas.

O que é preciso para usar o FGTS

Compra de Imóveis

Como usar o FGTS na compra de imóveis

Algumas condições devem ser repeitadas para que o trabalhador possa usar o FGTS na compra da casa própria. Conheça as regras:

  • O indivíduo não pode possuir outro imóvel residencial em seu nome;
  • O imóvel deve se destinar à moradia de quem está usando o FGTS;
  • É preciso trabalhar há pelo menos 3 anos com contrato regido pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas);
  • O valor do imóvel não pode ser superior a R$50o.ooo,oo;
  • Quem pretende utilizar o FGTS não pode ter qualquer tipo de financiamento em seu nome;
  • O saldo do FGTS não pode ser maior que o valor do imóvel ou custo total da construção.

Como utilizar o FGTS

Se você atende a todas essas condições e deseja utilizar o FGTS na compra ou construção de um imóvel, é preciso inicialmente procurar o banco de sua preferência para realizar a transação e conhecer os documentos necessários. A operação pode ser feita em qualquer banco, mas a maior parte dos financiamentos de imóvel é feita pela Caixa Econômica Federal.

Os bancos cobram uma taxa operacional para utilização do FGTS. A cobrança corresponde a vários serviços, como avaliação do imóvel, taxa de serviço, entre outros. Esse valor varia conforme a instituição financeira escolhida e pode ser cobrada de uma só vez ou em várias parcelas.

Mesmo com o uso do FGTS, é sempre importante lembrar que comprar a casa à vista é melhor que recorrer a financiamentos. Se você tem a possibilidade de poupar o dinheiro necessário para adquirir o imóvel, é melhor esperar algum tempo ao invés de financiar o bem.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito