Cartao de Credito

O que é um empréstimo consignado?

Empréstimo consignado é um programa de empréstimos autorizado e regulamentado pela lei 10.820 de 2003 que permite a aposentados e pensionistas do INSS fazerem empréstimos com descontos na folha de pagamento.

Quais são as vantagens?

As vantagens desse tipo de empréstimo frente a outras formas comuns de empréstimo pessoal, como cartão de crédito, cheque especial ou empréstimo em financeira, são muitas. Em primeiro lugar, as taxas de juros são menores que as praticadas no mercado e devem se ater a um teto fixado pelo INSS que atualmente é de 2,5% ao mês.

O pagamento do empréstimo pode ser parcelado em até 36 vezes.

As parcelas podem comprometer no máximo 30% do benefício do aposentado ou pensionista, o que dá segurança para seu usuário de não comprometer seu orçamento além do que ele seria capaz de suportar.

Como fazer?

Para fazer um empréstimo consignado, como já dissemos, é preciso receber benefício do INSS como aposentado ou pensionista. Além disso, há uma lista de instituições financeira credenciadas ao INSS que são autorizadas a efetuar esse tipo de empréstimo (Para ter acesso a essa lista consulte o site da previdência). Fique atento para o fato de que as instituições financeiras não podem mais cobrar Taxa de Abertura de Crédito (TAC) nem condicionar o empréstimo à aquisição de algum outro produto. Após a contratação do empréstimo, você terá o valor de cada parcela descontado do seu benefício mensalmente.

Precauções

Para evitarmos contratempos com o empréstimo consignado, o Procon de São Paulo oferece uma pequena lista de precauções que devemos tomar ao fazer esse tipo de empréstimo:

  • Pesquisar para saber quais os bancos oferecem as melhores taxas e condições;
  • Verificar o impacto que o valor das parcelas irá causar no seu orçamento;
  • Evitar passar informações sobre seus documentos por telefone;
  • Não entregar seu cartão de banco/beneficiário ou qualquer documento para desconhecidos ou terceiros (amigos, parentes etc.) que não seja um funcionário credenciado da instituição financeira.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
1 Comentário
  1. josé roberto pires dos santos  em 27/04/2015: 10:06

    O Numero de parcelas podem ir até se não me engano 72 meses.,dependendo da faixa etária

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito