Cartao de Credito

O que é Leasing

Quem vai comprar um bem de valor mais elevado, pode contar com diversas formas de pagamento. Entre elas, está o leasing, que funciona como uma espécie de aluguel, com possibilidade de se comprar o bem ao final do processo. Na verdade, juridicamente o leasing é chamado de arrendamento mercantil. No caso, o banco adquire o bem e arrenda para o comprador, que paga parcelas mensais durante um determinado tempo. Se quitar todas as prestações, o produto será do arrendatário ao final do pagamento. Durante esse período, o carro, imóvel, máquina ou outro bem fica no nome da financeira.

Leasing

Entenda o funcionamento do Leasing

Tipos de Leasing

De um modo geral, existem 3 tipo de leasing diferentes, com funcionamento parecido mas algumas especificidades:

  • Leasing Financeiro: é um dos tipo mais comuns no Brasil, utilizado como forma de financiamento. Três agentes estão envolvidos nessa modalidade, o arrendatário, o arrendador o fornecedor do bem;
  • Lease Back: nessa modalidade de leasing não existe o fornecedor do produto. O bem pertence ao arrendador, que o “empresta” ao arrendatário;
  • Leasing Operacional: é uma espécie de locação de instrumentos ou materiais, com prestação de serviços prevista em contrato.

Vantagens e Desvantagens

O leasing é mais comum nos financiamentos de automóveis. A transação pode ser atrativa, pois os juros cobrados geralmente são menores que os do financiamento comum. Com o leasing, não há cobrança de IOF, o que explica as taxas reduzidas. No entanto, é preciso tomar cuidado antes de se optar por um contrato de leasing financeiro. Nesse tipo de compra, o bem não está no seu nome, o que facilita a retomada do mesmo em casos de inadimplência. Além disso, o contrato priva a liberdade do comprador de vender o produto antes de quitar todas as prestações. Por isso, é fundamental que se avalie muito bem as condições do contrato, antes de assiná-lo.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
1 Comentário
  1. meuri  em 1/10/2012: 12:22

    que matéria legal

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito