Cartao de Credito

Vale a Pena Antecipar o Recebimento da Restiuição do IR?

A antecipação da restituição é uma das modalidades de empréstimo mais em voga nessa época do ano. De olho no mercado em potencial, bancos e financeiras investem em publicidade para atrair seus clientes. O próprio nome da linha de crédito pode ser enganador, pois não deixa claro que se trata de um empréstimo como qualquer outro. Diante dessas informações, muitos brasileiros devem ser perguntar se vale a pena antecipar a devolução do imposto de renda. Por isso, hoje tentaremos esclarecer essa questão e outras possíveis dúvidas sobre o assunto.

Juros Menores

Um dos principais atrativos da antecipação são os juros menores. No entanto, é preciso pensar: menor em relação a que? As taxas dessas modalidade de empréstimo geralmente são pequenas quando comparadas com as tarifas do cartão de crédito ou do cheque especial. Em comparação com outras linhas de crédito, a variação não é tão grande.

A tabela que encontramos no site do Idec (I é uma base para quem está pesquisando as melhores taxas de juros. Observe:

Antecipação da Restituição

Tabela comparativa

Os dados comparam as taxas de juros da antecipação com as do cheque especial e outras modalidades de crédito. De um modo geral, o crédito vinculado a recebimento da restituição sai mais em conta para o consumidor. Em relação ao cheque especial, é possível observar grande discrepância na porcentagem das taxas em todos os bancos.

Compare! Os juros podem variar bastante conforme o banco. Na CAIXA os juros praticados para a antecipação da restituição equivalem à metade do cobrado pelo banco Santander. Por isso, quem quer contratar o empréstimo deve fazer simulações em diferentes bancos e negociar as melhores taxas.

A Antecipação é a Melhor Solução?

Os especialistas recomendam que a antecipação seja feita com cautela pelo consumidor. Quem tem dívida com juros altos, como é o caso do cartão de crédito e do cheque especial, pode sim optar pelo empréstimo e se beneficiar com as taxas menores. Mas o adiantamento não vale a pena para pagar viagens, roupas ou outros gastos . Nessas situações, é melhor esperar até o recebimento da devolução ou escolher as compras a prazo ou parceladas. A dica é sempre comparar todas as taxas e ficar com as menores. Dessa forma você evita dívidas e mantém as contas em dia!



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito