Cartao de Credito

Vantagens e Desvantagens do Crédito Consignado

O chamado crédito consignado foi criado em 2003, com o objetivo de facilitar e baratear a contratação de empréstimos. Nessa modalidade, o pagamento das parcelas é descontado automaticamente do salário ou benefício recebido pelo contratante. Assim, a instituição que empresta tem o recebimento garantido e pode reduzir os juros cobrados pelo crédito oferecida. A redução no custo torna o empréstimo consignado bem atrativo, mas é preciso ter em mente que toda linha de crédito também tem desvantagens. Saiba mais sobre os benefícios e cuidados a serem tomados antes de contratar o consignado.

Crédito Consignado

Crédito Consignado

Principais Vantagens

Como dissemos, a grande vantagem do crédito consignado são as taxas, bem menores que as cobradas em outras linhas de crédito existentes no mercado. Os juros mensais têm limite de 2,8% e, dependendo do prazo e da renda do contratante, se tornam ainda menores. Dessa forma, o uso do empréstimo com desconto folho é bem vantajoso para cobrir dívidas com juros maiores, como as do cartão de crédito ou cheque especial. Outro benefício é a ausência de burocracia para contratação (também motivada pela garantia do débito no salário). Os bancos muitas vezes disponibilizam a contratação em caixas eletrônicos ou pela internet, facilitando a solicitação do valor quando for necessário.

Alguns Cuidados

Por outro lado, essa facilidade na contratação pode se tornar um problema. Pessoas mais desorganizadas financeiramente podem usar o crédito consignado de forma errônea como, por exemplo, para comprar itens que a renda não cobre. É importante alertar que todo empréstimo, mesmo que com custo reduzido, deve ser solicitado somente em situações de real necessidade. Normalmente, o crédito serve para quitar dívidas ou solucionar problemas emergenciais, como uma urgência médica. Nesses casos, também é fundamental que o contratante leia o contrato de adesão com atenção e não faça a contratação sem antes pensar com cautela nas condições oferecidas. Outra dica essencial é a comparação das taxas em diferentes instituições financeiras.



Por: Emília Silva. Categoria: Empréstimo // Tags: , , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito