Cartao de Credito

Vantagens e Desvantagens do Crédito Consignado

O chamado crédito consignado foi criado em 2003, com o objetivo de facilitar e baratear a contratação de empréstimos através de mecanismos específicos e diferenciados em relação aos empréstimos comuns.

Nessa modalidade, o pagamento das parcelas é descontado automaticamente do salário ou benefício recebido pelo contratante. Assim, a instituição que empresta o dinheiro tem o recebimento garantido através de convênio e pode reduzir os juros cobrados pelo crédito oferecida pois não corre risco de inadimplência.

A redução no custo torna o empréstimo consignado bem atrativo, mas é preciso ter em mente que toda linha de crédito também tem suas desvantagens. Saiba mais sobre os benefícios e cuidados a serem tomados antes de contratar o consignado.

Principais Vantagens

Crédito Consignado

Crédito Consignado

Como dissemos, a grande vantagem do crédito consignado são as taxas, bem menores que as cobradas em outras linhas de crédito existentes no mercado. Os juros mensais têm limite de 2,8% e, dependendo do prazo e da renda do contratante, se tornam ainda menores. Dessa forma, o uso do empréstimo com desconto folha é bem vantajoso para cobrir dívidas com juros maiores, como as do cartão de crédito ou cheque especial.

Outro benefício é a ausência de burocracia para contratação (também motivada pela garantia do débito no salário). Os bancos muitas vezes disponibilizam a contratação em caixas eletrônicos ou pela internet, facilitando a solicitação do valor quando for necessário.

O empréstimo consignado também está disponível para negativados. Como dissemos, a burocracia é menor nesses contratos e, como o pagamento está garantido pelo convênio, o risco de não pagamento é próximo a zero. Por isso, alguém com nome sujo poderá ter chances de organizar-se financeiramente com um empréstimo consignado, independente de sua situação atual.

Desvantagens

Por outro lado, essa facilidade na contratação pode se tornar um grande problema e atrapalhar a estabilidade financeira da família. Pessoas mais desorganizadas financeiramente podem usar o crédito consignado de forma errônea como, por exemplo, para comprar itens que a renda não é capaz de cobrir.

É importante alertar que todo empréstimo, mesmo que com custo reduzido, deve ser solicitado somente em situações de real necessidade. Normalmente, o crédito serve para quitar dívidas ou solucionar problemas emergenciais, como uma urgência médica. Não utilize o crédito para criar passivos, isto é, bens que consumirão o restante de sua renda.

Imagine que você use o empréstimo para comprar um carro e, com isso, compromete 30% de sua renda. Um carro tem vários outros custos além do próprio carro, você terá despesas de combustível, documentação, seguros, manutenção, estacionamento, limpeza etc. Tudo isso, irá fazer com que você comprometa não 30%, mas 50% de tudo que ganha com apenas um bem. Isto, se o carro não for usado para trabalho e gerar renda, onde a situação é diferente.

Também é fundamental que o contratante leia o contrato de adesão com atenção e não faça a contratação sem antes pensar com cautela nas condições oferecidas. Outra dica essencial é a comparação das taxas em diferentes instituições financeiras. É muito comum optar-se pela primeira opção oferecida sem atentar às condições. Com isso, você pdoerá fazer um mal negócio. Pesquise, compare e, principalmente, se informe.



Por: Emília Silva. Categoria: Empréstimo // Tags: , , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito