Cartao de Credito

Como investir: primeiros passos

Quando estabelecemos a meta de investir nosso dinheiro em alguma coisa surge sempre a pergunta: em que investir? Qual é a melhor opção para eu colocar meu dinheiro? Essa é uma pergunta muito importante a ser feita e deve ser respondida com cuidado. Na verdade, com tanto cuidado que nem vamos falar dela agora. Vamos começar do começo.

Para a decisão de qual é a melhor opção de investimento, vários fatores devem ser considerados. O mais importante de todos é saber exatamente a quantas anda sua saúde financeira. É preciso ter controle dos seus gastos para poder planejar melhor como você fará seu dinheiro render. Se há alguma regra nesses assuntos que não dependa de sorte, a regra é essa: se você não consegue organizar seu orçamento, você é incapaz de planejar para o futuro; se você não planeja, jamais será capaz de realizar seus sonhos.

A cartilha da Anbid (Associação Nacional de Bancos de Investimento) sobre investimentos tem algumas dicas para você montar seu orçamento pessoal.

Como montar um orçamento pessoal adequado

  • Identifique onde vai parar seu salário todo o mês. Para isso, faça uma lista com todas as suas despesas, das maiores até as mais corriqueiras;
  • Faça um orçamento. Ele deve ser simples, incluindo suas receitas e todas suas despesas. Um orçamento lhe dará exata dimensão de quanto ganha, e principalmente quanto precisa para realizar seus sonhos.
  • Faça uma fotografia detalhada de todas as suas receitas, despesas, dívidas e seus investimentos
  • Junte a família e juntos avaliem os gastos. É fundamental que toda a família participe dos seus planos financeiros. Desta forma, todos ficarão comprometidos com um mesmo objetivo

Mas lembre-se de que isso é só o começo. Em breve discutiremos também alguns tipos de investimento que podem ajudar você a conquistar sua realização financeira. Fique atento para novos posts sobre esse assunto.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito