Cartao de Credito

Nova Regra para Rendimento da Poupança

Como parte do conjunto de medidas para redução de juros no Brasil, a presidenta Dilma Rousseff anunciou ontem, 3 de maior de 2012, a nova regra para rendimento da poupança. Com a mudança, a remuneração da aplicação passa a estar vinculada à Selic, taxa básica de juros do país. No entanto, o novo cálculo só será utilizado caso a Selic, que hoje giram em torno dos 9%, seja menor ou igual que 8,5%. Isso quer dizer que nada muda no presente momento.

Rendimento da Caderneta de Poupança

Guido Mantega e Dilma Rousseff

O rendimento da caderneta de poupança se baseava em uma fórmula independente da Selic: Taxa Referencial (TR) + 0,5% ao mês. Com a mudança, o cálculo passa a ser: Taxa Referencial (TR) + 70% da Selic. Dessa forma, uma redução da Selic representa menor rendimento na caderneta de poupança.

Quem já possui aplicação na poupança, não precisa se preocupar, pois o cálculo para valores já investidos permanece o mesmo. Todavia, os depósitos feitos a partir de hoje já serão regidos pelo novo cálculo, caso a Selic caia para 8,5% ou menos. É importante afirmar que os ganhos com a caderneta de poupança continuam garantidos pelo governo e isentos de imposto de renda. Nesse quesito, nada mudou.

O que Dizem os Economistas

A opinião dos economistas diverge no que diz respeito aos benefícios trazidos pela mudança nos rendimentos da caderneta de poupança. Alguns acreditam que a redução nas taxas de juros é fundamental para economia e, a longo prazo, deve beneficiar o consumidor. Outros especialistas defendem que a queda nos juros pode favorecer a inflação e consequente alta de preços. Somente com o passar do tempo será possível medir os reflexos da medida no bolso dos brasileiros. No entanto, o governo garante que a poupança continuará sendo uma boa forma de investimento para a população de menor renda.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito