Cartao de Credito

Quais são os Perfis de Investidor?

Sempre falamos em investimentos, enfatizamos que você deve levar em conta o seu perfil de investidor. Mas afinal, como cada pessoa pode sabe qual é o seu perfil na hora de investir? Para responder a essa pergunta de modo mais decisivo, as instituições financeiras utilizam um questionário conhecido como Análise de Perfil do Investidor (API). Para que você entenda tudo isso melhor, vamos falar um pouco sobre os diferentes perfis e sobre o questionário aplicado pelos bancos.

Análise de Perfil do Investidor

Perfil de Investidor

Perfil de Investidor

O API é a maneira mais usual para descobrir qual é o seu perfil para investimentos. Os bancos utilizam o questionário para auxiliar seus clientes na escolha do investimento mais adequado. De um modo geral, a avaliação considera aspectos relevantes para sua vida financeira como idade, objetivo do investimento, valor disponível para aplicação, sensibilidade ao risco e resgate do que foi aplicado. Com base nesses dados, é possível traçar um perfil do investidor entre três categorias principais: conservadormoderado arrojado. 

Investidor Conservador

Esse perfil é o mais sensível a riscos, seja por uma questão de idade, de renda ou de perspectiva individual. Por isso, a escolha desses investidores se volta para aplicações mais seguras, com garantias de rendimento e grande solidez. A renda fixa e o títulos públicos são as opções mais indicadas.

Investidor Moderado

O investidor moderado é menos sensível a riscos que o conservador. Na prática, ele está mais disposto a apostar para conseguir bons rendimentos, mas sem correr grandes riscos. Nesses casos, o consultor financeiro poderá indicar uma carteira mista fundos de renda fixa e fundos de renda variável.

Investidor Arrojado/Agressivo

O foco do investidor arrojado é a obtenção de lucro. Ele tem menos medo de correr riscos se tiver a possibilidade de ganhar mais. Por isso, ele costuma optar por aplicações sem garantia alguma, mas que podem oferecer rentabilidade alta. O investimento na compra de ações é preferido dos arrojados.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito