Cartao de Credito

Taxa Selic e os Seus Investimentos

Você certamente já ouviu falar da taxa Selic, mas sabe como ela interfere na sua vida? No início do mês de outubro, o Comitê de Política Monetária do Banco Central  (Copom) decidiu pela elevação da taxa para 9,5% ao ano. Até o fim de 2013, os especialistas acreditam que a porcentagem possa chegar a 9,75%. Esse aumento, já esperado, reflete bastante no dia a dia dos brasileiros, principalmente no que diz respeito aos investimentos.

Selic

Selic

Mudança na Poupança

nova regra para cálculo da poupança atrelou o rendimento da aplicação à Selic. De acordo com ela, sempre que a taxa for menor que 8,5% ao mês, o rendimento equivalerá a Taxa Referencial (TR) + 70% da Selic. Porém, como vimos, a Selic atualmente é de 9,5%. Isso quer dizer que os juros da poupança voltam a ser baseados na conta antiga: 0,5% + TR. Isso quer dizer que a caderneta volta a ser vantajosa? Mais ou menos. Outras formas de investimento, também atreladas à taxa básica, podem ser mais interessantes nesse momento.

Outros Investimentos

Com a Selix em alta, os investimentos pré-fixados ficam bem menos atrativos que os pós-fixados. Em um período de 6 meses, o tesouro direto renderá 3,48%, o CDB 3,23% e a poupança ficará apenas com 3,04%. Veja a lista de algumas aplicações que têm rendimento vinculado à Selic:

  • CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários);
  • LCA (Letras de Crédito do Agronegócio);
  • LCI (Letras de Crédito Imobiliário);
  • CDB (Certificados de Depósito Bancário);
  • fundos de renda fixa;
  • fundos multimercado;
  • títulos públicos da série LFT.

O mercado financeiro acredita também que a elevação da taxa provocará uma queda do câmbio das moedas estrangeiras, ainda que isso dependa de outros fatores. Vale, portanto, compreender que a Selic está diretamente relacionada com coisas que nos cercam, mesmo para quem não está submerso no universo das finanças.



Por: Emília Silva. Categoria: Investimentos // Tags: , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search
1 Comentário
  1. CelsoluizOlivetti  em 22/11/2013: 17:30

    Muito bom obrigado pelas informações.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito