Cartao de Credito

Títulos de Capitalização

Como já dizia a música: “dinheiro na mão é vendaval”. Muitas vezes até tentamos colocar alguma quantia na poupança, mas basta surgir um imprevisto para retirarmos o dinheiro poupado muito antes de que esperávamos. A verdade é que juntar dinheiro não é nada fácil, principalmente para aqueles que gostam de gastar. Nesses casos, o título de capitalização pode ser uma opção interessante.

Os títulos de capitalização são uma forma de investimento que “obrigam” a pessoa poupar. Como o dinheiro investido não pode ser retirado a qualquer momento, fica mais fácil juntar dinheiro dentro de um determinado prazo. Além disso, com o título de capitalização a pessoa se compromete a investir uma quantidade fixa por mês, havendo cobrança de multa ou juros quando o valor não é pago. Desse modo, a pessoa se obriga a guardar um montante mensal para fugir das cobranças adicionais.

Além de ajudar a poupar, os títulos de capitalização têm como diferencial o sorteio de prêmios. Durante o período de investimento, o titular concorre em vários sorteios, que variam conforme as especificidades do título escolhido. Assim, enquanto o dinheiro o rende é possível dar sorte e levar para a casa uma grande quantia em dinheiro ou algum prêmio especial.

Como funcionam os Títulos de Capitalização

Títulos de Capitalização

Vantagens e desvantagens dos Títulos de Capitalização

Ao adquirir um título de capitalização, o cliente se compromete a investir uma determinada quantidade de dinheiro durante o período pré-estabelecido. Ao final desse período, o montante investido pode ser resgatado, com juros e correções. A forma de resgate varia de acordo com  a preferência do titular, que pode optar receber em uma única parcela ou através do pagamento mensal.

Suponhamos que o Sr. Gastão queira fazer uma viagem no fim do ano, no valor de R$1.200,00. No entanto, ele tem medo de não conseguir juntar esse dinheiro. Assim, ele poderá contratar um título de capitalização com vigência de 1 ano e investir R$100,00 todos os meses. Passado o período de investimento, o Sr. Gastão poderá resgatar todo o valor investido, acrescentado das correções, e fazer sua viagem com tranquilidade.

De um modo geral, os títulos de capitalização com vigência de 1 ano são pagos com parcelas fixas. Essas parcelas podem ser reajustadas caso o cliente queira renovar o título por mais 12 meses. Ao longo dos meses de investimento, o valor pago é corrigido de acordo com a mesma taxa utilizada nas cadernetas de poupança, a TR (taxa de referencial). Existe também uma taxa de juros fixada pelo contrato de compra, que deve ser de no mínimo 20% da taxa de juros mensal aplicada à poupança.

Título de Capitalização X Poupança

Os títulos de capitalização são mais vantajosos que as cadernetas de poupança? Isso depende do ponto de vista. O valor resgatado ao final do título de capitalização será menor do que se o mesmo investimento fosse feito na poupança. Isso acontece porque são descontados os valores gastos com a administração do título e o custeamento dos sorteios. Assim, em termos de rendimento a caderneta de poupança é mais interessante.

Mas para quem precisa juntar dinheiro e não consegue resistir à tentação de gastar o que guarda, o título de capitalização ainda é a melhor opção, mesmo rendendo menos. Além disso, o sorteio de prêmios é um atrativo a mais para quem utiliza os títulos de capitalização ao invés da poupança.

Como escolher

Antes de contratar um título de capitalização, veja quais são as opções oferecidas no mercado. O ideal é pensar sobre o valor que você deseja ter ao final do investimento, quanto pode despender com as parcelas mensais e por quanto tempo quer investir. Tenha sempre em mente que você não poderá sacar o seu título antes do período de carência definido pelo contrato.

Após pensar todas essas questões e definir o seu perfil de investimento, procure o banco e peça orientação sobre o título de capitalização mais adequado para você. Verifique as taxas que serão cobradas, a cota de sorteio, o período de carência e as formas de resgate. Assim, você terá a certeza de que optou pela melhor forma de investimento para as suas necessidades.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
1 Comentário
  1. M Alair  em 7/05/2012: 16:48

    Foi otimo as explicações. Obrigado

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito