Cartao de Credito

Cadastro Positivo – um banco dos bons pagadores

Se você sempre se perguntou porque há um banco dos maus pagadores e não há um banco de dados contendo os bons pagadores, saiba que agora sim haverá um cadastro daqueles consumidores que não dão problemas no crédito. Na prática, esta excelente notícia vai propiciar àqueles que se mantêm em dia com seus compromissos a possibilidade de conseguir taxas menores e mais competitivas uma vez que o risco de seder crédito a esses consumidores é menor.

Se não há um histórico de parcelas pendentes ou atraso, dívidas enroladas, então as chances de esse cliente continuar honrando seus compromissos é grande. Diferente do que acontece com inadimplentes, onde os altos juros vêm cobrir o risco de não pagamento. Nesse sentido as empresas estarão dispostas e confiar nos clientes que tem um histórico positivo, oferecendo-lhes melhores taxas de acordo com o comportamento passado.

Este era um projeto de lei de 2004, mas só agora, dia 31 de dezembro, foi votado como Medida Provisória (MP 518). Embora ainda tenha que passar pelo Congresso. Os principais pontos da MP 518 são:

  • Cadastros apenas podem ser feito com consentimento do consumidor no momento de contratar um financiamento
  • Os pagamentos de água, luz, gás e telefone (fixo, não móvel) entrarão em um histórico do cliente e poderão ser utilizados pela central de dados para consulta
  • O consumidor poderá consultar sua nota de crédito, saber os critérios utilizados e pedir a exclusão, caso deseje.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
2 Comentários
  1. Ubaldo Oliveira Andr  em 5/01/2011: 06:13

    Gostei do novo cadastro dos bons pagadores. Deve ser incluido : plano de saude, cartão de credito. Eu que sempre pagei em dias, achei excelente.

  2. admin  em 9/01/2011: 18:52

    Ubaldo,
    O cadastro positivo como está já é excelente considerando o que ele representa. Com o tempo e uso deste novo recurso ao crédito, é bem possível que noas regras sejam definidas e, se forem para melhor, serão bem recebidas.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito