Cartao de Credito

Caixa Econômica é Acusada de Venda Casada

O Ministério Público do Espírito Santo moveu uma ação contra a Caixa Econômica Federal, segundo a qual a instituição financeira vem praticando a venda casada em seus contratos habitacionais. De acordo com a acusação, o banco vincula a aquisição de outros produtos e serviços para que o cliente tenha acesso ao financiamento imobiliário. Essa prática é expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 39 e, por isso, está sendo investigada pela justiça.

Caixa Econômica

A CAIXA pode ser punida pela justiça

Acusação Grave

A suspeita de que a Caixa Econômica tenha praticado a venda casada é gravíssima, pois o banco federal é responsável pelo Sistema Financeiro de se encarrega da execução de políticas públicas habitacionais. Diante da gravidade da situação, o Ministério Público pede uma indenização coletiva de R$ 10 milhões mais multa de R$ 10 mil para todos os clientes lesados pela venda casada. Além disso, a Caixa também pode ser proibida de vincular a concessão de crédito à contratação de outros produtos ou serviços financeiros. A ação exige ainda que os contratos de financiamento contenham informações sobre a venda casada e outras práticas que sejam pouco vantajosas para o consumidor.

Entendendo a Venda Casada

Apesar de ser proibida, a venda casada ainda é muito comum em nosso país. Diversas empresas se aproveitam do desconhecimento dos consumidores para fecharem contratos abusivos. Uma prática costumeira é a cobrança do seguro contra perda ou roubo na fatura do cartão de crédito. Os bancos também são “especialistas na venda casada” com a vinculação de produtos para aquisição de financiamentos ou empréstimos. Diante dessas situações, é fundamental que o consumidor esteja atento e não caia em armadilhas. Caso você observe que alguma empresa age de forma incorreta, procure o Procon da sua cidade ou entre em contato com um advogado para conhecer as medidas cabíveis. Faça valer os seus direitos!



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito