Cartao de Credito

Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é um cartão magnético emitido pela Caixa Econômica Federal e que se destina a permitir o trabalhador ter acesso a informações sobre seu FGTS, sacar benefícios sociais e trabalhistas e facilitar o atendimento em terminais de auto atendimento e lotéricas. Todo trabalhador inscrito no PIS/PASEP, no NIT ou no NIS pode solicitar o seu junto às agências da Caixa Econômica Federal. Se você já possui cartão do Bolsa Família ou outro cartão referente a programas de transferência de renda, no entanto, você não poderá fazer o cartão cidadão, pois o seu cartão já te permite acessar as mesmas funções.

Como Fazer o Cartão Cidadão

Para solicitar o seu cartão, você precisa se cadastrar por telefone ou diretamente em uma agência da Caixa. É preferível ir diretamente a uma agência, pois lá você poderá tirar as suas dúvidas sobre o cartão e aprender como ele funciona. Você precisa levar seu documento de identidade ou habilitação e carteira de trabalho. Depois do cadastro, você receberá seu cartão em casa, mas você precisará ir a uma agência para cadastrar sua senha e assinar o termo de responsabilidade lá.

Para que Serve o Cartão?

O Cartão do Cidadão pode ser usado para diversos fins. Dentre eles estão:

  • Consultar saldo e extrato do FGTS e saldo de quotas do PIS;
  • Efetuar saque da conta vinculada do FGTS;
  • Receber, se tiver direito, benefícios referentes aos programas de transferência de renda (Bolsa Família, por exemplo), Abono Salarial, Rendimentos do PIS e Seguro-Desemprego;
  • Consultar saldo e extrato da conta vinculada do FGTS;
  • Receber o saldo de contas inativas do FGTS liberadas em 2017.

Benefícios do Cartão

Cartão Cidadão

Cartão Cidadão

A principal vantagem do Cartão Cidadão é que ele te permite acessar seus benefícios em qualquer agência, terminal de auto atendimento ou lotérica. Assim você não precisa perder tempo em filas de banco. Pelo fato de você ter um cartão magnético com uma senha pessoal associada a ele, você ganha também em segurança.

Se você acha que tem direito de tirar o seu cartão basta consultar o site da Caixa Econômica Federal para maiores informações ou simplesmente procurar a agência mais próxima.

Contas Inativas do FGTS

O presidente Michel Temer liberou o saque do saldo de contas inativas do FGTS até dezembro de 2015. Os pagamentos já começaram e vão até julho de 2017, de acordo com as datas de aniversário. Quem tem o cartão Cidadão tem mais facilidade na hora de receber o seu Fundo de Garantia. O valor pode ser retirado em qualquer casa lotérica ou nos caixas eletrônicos da CAIXA. Quem não tem o Cartão Cidadão só consegue receber o seu FGTS enfrentando a fila nos caixas das agências.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito