Cartao de Credito

Compradores Compulsivos

Comprador Compulsivo

Comprador Compulsivo

De acordo com um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a cada cem brasileiros, três, são compradores compulsivos. O número é bastante alarmante, se pensarmos que todo mundo conhece pelo menos uma pessoa que sofre com o problema. E não estamos falando de gente que simplesmente compra demais. O comprador compulsivo é aquele que sofre com o distúrbio da oneomania, ou seja, quem gasta sem pensar nas consequências, de forma totalmente impulsiva.

Sintomas da Compulsão

Uma pessoa que tem uma colação gigantesca de sapatos que nunca foram usados é um bom exemplo para entender a compulsão por compras. E você, será que se encaixa nesse quadro? Os sintomas listados abaixo são os mais característicos da compulsão. Se você se identificar com a maior parte deles, talvez seja hora de procurar ajuda:

  • Comprar produtos desnecessários;
  • Gastar mais dinheiro do que tem;
  • Está sempre endividado;
  • Mentir para outras pessoas sobre o valor das compras;
  • Sentir euforia e muita excitação quando compra;
  • Usar as compras como válvula de escape para outros problemas;
  • Sentir vergonha depois depois de gastar demais.

O que Fazer?

A compulsão por compras, além de prejudicar o seu bolso, pode interferir gravemente na sua vida pessoal. Por isso, os níveis mais extremos são considerados patológicos, ainda que o transtorno não seja considerado como doença pela OMS. Nos casos graves, a melhor solução é o acompanhamento médico (psiquiatria) e psicológico. O uso de medicamentos para ansiedade e transtornos do humor também pode ser indicado.

O grande problema é a dificuldade do indivíduo em reconhecer que está com problemas. Muitos só procuram ajuda quando já perderam tudo ou se encontram seriamente endividados. A ajuda de amigos e parentes é fundamental, tanto para apoiar a pessoa quanto para convencê-la da existência do problema. Se sua vida financeira anda muito desorganizada, vale a pena pensar nessas questões.



Por: Emília Silva. Categoria: Outros // Tags: , , , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito