Cartao de Credito

Desvantagens da Alta do Dólar

A intervenção do governo e a queda de juros no mercado interno, a crise do euro, acentuadamente a crise na Grécia são alguns dos fatores responsáveis pelo atual movimento da alta do dólar. Com a queda de juros no Brasil, o investidor estrangeiro deixa de emprestar dinheiro para o país, por outro lado, com a crise do euro os investidores com medo das baixas da moeda estão vendendo euro e buscando dólar.

Alta do Dólar

Gráfico com a Alta do Dólar

Pela primeira vez desde julho de 2009 o dólar fechou acima de R$2,00. Essa alta impacta a economia de várias maneiras: traz vantagens para alguns setores e desvantagens para outros. Quem tem acompanhado a cotação oscilante pode estar se perguntando: o que isso tem a ver comigo? A resposta para isso no que se refere ao consumidor comum é simples: produtos importados mais caros e necessidade de maiores cuidados nas compras feitas nessa moeda, através de cartão de crédito.

Desvantagens

Os consumidores que compraram em sites internacionais ou no exterior estão agora diante de uma dívida acima da programada. Com esse aumento inesperado os gastos estão certamente fora do previsto, pois estão em média 20% mais altos, o que pode, fatalmente,  comprometer o orçamento.

Quem voltou de férias no exterior ou fez compras em dólar no cartão de crédito pode estar agora numa situação bastante desconfortável.  Se o valor excedeu o limite de seu orçamento e não vai dar para quitar a fatura, a recomendação dos economistas é buscar um empréstimo pessoal em bancos, com juros menores do que o parcelamento no cartão de crédito.

Caso  você esteja com viagem marcada  para agora ou nos próximos meses, os economistas aconselham a adiar os planos e se não der para fazer isso  o jeito é segurar os gastos  e evitar o uso do cartão de crédito. Leve dinheiro ou faça suas compras no cartão de débito, assim você saberá exatamente o que está gastando, evitando surpresas desagradáveis. Lembre-se que os pagamentos são feitos com o câmbio do dia da expedição da fatura.  Se o câmbio dispara  sua compra pode chegar a um patamar maior do que você esperava e comprometer seriamente sua situação financeira.

Atente-se, ainda,  para o fato de que você não está pagando só o produto, mas   taxas de importação, taxas do cartão e nos casos de compras em sites tem ainda o frete, que juntos fazem o preço final da compra doer no bolso.

Por isso tome muito cuidado, reflita antes de usar o cartão de crédito para pagamentos na moeda americana. O prazer da compra pode virar um grande transtorno no futuro.



Por: Cartão e Crédito. Categoria: Outros // Tags: , , , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search
1 Comentário
  1. JOSÉ ROBERTO  em 17/10/2014: 11:55

    Excelente o artigo

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito