Cartao de Credito

Índice de Preço INCC

Quando se trata de construção civil, o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) pode ser considerado o primeiro índice de preço no Brasil. Foi criado pela necessidade de se avaliar a evolução dos custos de construções habitacionais, se tornando um termômetro do nível de atividade na economia. Quando foi criado, em 1944, só atendia ao Estado do Rio de Janeiro, na época a capital nacional. O nome, nessa época era ICC. Mas o índice só foi divulgado em 1950, e tempos depois, passou a cobrir também outros Estados.

Isso ocorreu devido o aumento da atividade econômica, que não era mais centralizada na capital. Quando o IBRE (Instituto Brasileiro de Economia) começou a avaliar os custos da construção em outras localidades, o ICC também começou a usar novos produtos e especialidades de mão-de-obra.

incc

Conheça o INCC, Índice Nacional de Custo da Construção

O ICC só deu lugar ao INCC em 1985, para efeito do cálculo do IGP. Foi quando o índice passou a atuar em 8 capitais estaduais. Depois disso, no processo de ampliação do índice, o INCC chegou a atuar em 20 capitais diferentes. Mas hoje em dia as coletas são feitas em 7 capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília. O índice é divulgado nas versões 10, M e DI.

Período de Coleta

Como já foi dito, o índice é divulgado em três versões (10, M e DI). Cada versão faz a coleta em período diferente:

  • INCC-DI, pesquisado entre o 1º e o último dia do mês de referência;
  • INCC-M, entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência;
  • INCC-10, entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito