Cartao de Credito

O que é Franquia

Muitas pessoas querem abrir o seu próprio negócio. Mas para a empreitada dar certo, é preciso analisar com cautela os produtos e serviços que serão oferecidos, fazer uma pesquisa de mercado, escolher bem o nome da marca, pensar em publicidade, entre outras preocupações. O grande problema é que tudo isso pode ser muito trabalhoso. Por isso, as franquias se tornam uma opção interessante, pois o empresário pode utilizar uma marca já consolidada no mercado ao invés de inaugurar uma marca própria.

Como Funcionam as Franquias

O Boticário

O Boticário: maior rede de franquias do Brasil

Uma franquia é uma forma de negócio comercial na qual o dono de uma empresa concede o direito de utilização da marca para outras pessoas. O contrato de concessão da marca define as condições de uso da mesma. De uma lado está o franqueador, que é a empresa que detém a marca e concede a franquia. Do outro, está o franqueado, que é uma pessoa física ou jurídica que adquire os direitos de utilização da marca.

O franqueador costuma conceder ao franqueado o uso da marca, os produtos a serem oferecidos, o sistema operacional da empresa e a tecnologia necessária para execução do negócio. Por essas concessões, o franqueado paga um valor inicial e algumas outras taxas estabelecidas no contrato. Em contrapartida, recebe treinamento e informações mais precisas sobre o funcionamento da empresa. Assim, fica mais fácil para um novo empresário iniciar a vida no mundo dos negócios.

As Maiores Redes de Franquias do País

Se você se interessou pelo sistema, veja quais foram as maiores redes do Brasil em 2011:

  1. O Boticário: a rede conta com 3252 unidade em todo país. Para abrir uma loja, o franqueado gasta no mínimo 250 mil reais;
  2. Colchões Ortobom: são 1747 lojas da marca e investimento inicial de pelo menos 93 mil reais;
  3. Kumon: o sistema de ensino japonês possui 1565 escolas no Brasil. O investimento inicial é de 15 mil reais;
  4. McDonald’s: a rede de lanchonetes conta com 1261 lojas e perdeu o primeiro lugar para O Boticário em 2010;
  5. L’acqua di Fiori: com 1166 unidades, a rede de perfumes ficou em 5º lugar. Para abrir um quiosque da marca é preciso desembolsar 45 mil reais e uma loja custa 120 mil reais.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito