Cartao de Credito

O que é o IGP?

Fazendo-se uma média aritmética ponderada de três outros índices de preços, temos o IGP. Os índices usados para fazer a média são:

  • Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA),
  • Índice de Preços ao Consumidor (IPC),
  • Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

O IGP surgiu da necessidade de abrangência desses índices. Além de abranger diversos índices, o IGP abrange também diversas etapas da produção. Essa necessidade surgiu em 1940, quando o IGP foi criado, podendo ser chamado de indicador mensal do nível de atividade econômica.

Cada índice que compõe o IGP tem um peso, que corresponde a parcelas da despesa interna bruta, calculadas com base nas Contas Nacionais. A distribuição fica da seguinte forma:

IGP

Entenda o IGP

• 60% para o IPA,
• 30% para o IPC,
• 10% para o INCC.

Funções do IGP

Basicamente, podemos dizer que o IGP desempenha três funções. A primeira função é representar a evolução dos níveis de preços, funcionando como um indicador macroeconômico. A segunda é de ser um deflator de valores nominais de abrangência compatível com sua composição, como a receita tributária ou o consumo intermediário no âmbito das contas nacionais. E quando há a necessidade de correção de preços e valores contratuais, também é usado o IGP. Essa é sua terceira função.

Nessa última função o IGP é dividido em dois, sendo que o IGP-DI é o indexador das dívidas dos Estados com a União e o IGP-M corrige, juntamente com outros parâmetros, contratos de fornecimento de energia elétrica.

O IGP é usado na Indústria, Construção Civil, Agricultura, Comércio Varejista e Serviços prestados às famílias. Assim como acontece no IPA, o IGP também tem um período de coleta dividido em três versões:  IGP-10 (11 a 10), IGP-M (21 a 20) e IGP-DI (1 a 30).



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito