Cartao de Credito

O que é o IPA?

O IPA era chamado Índice de Preço por Atacado até abril de 2010, quando passou a ser chamado de Índice de Preços ao Produtor Amplo. Criado em 1947, é responsável por registrar as variações de preços de produtos agropecuários e industriais nas transações entre empresas, isto é, nos estágios de comercialização anteriores ao consumo final.

Atualmente, o IPA é utilizado em diversas operações, como por exemplo, no cálculo da Unidade Padrão de Capital (UPC), parâmetro de reajuste de financiamentos imobiliários. Mas a sua utilização se iniciou com a necessidade de um índice de referência para correção das Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional (ORTN), quando, em 1964, foi introduzida a correção monetária no Brasil.

As apurações para o cálculo do IPA são realizadas a cada decêndio, e está disponível nas mesmas versões do IGP (IPA-10, IPA-M e IPA-DI).

Por que a Mudança do Nome?

IPA

Fique ligado na economia do país! Saiba o que o IPA!

Até 2010, o IPA era chamado de Índice de Preço por Atacado, mas passou a ser chamado Índice de Preços ao Produtor Amplo devido às mudanças ocorridas na estrutura da economia e nas formas de comercialização. O índice passou a avaliar as vendas mais a nível do produtor, por isso a mudança do nome, mantendo a sigla IPA.

Como é Realizada a Coleta de Dados?

Os dados são coletados separadamente, em períodos, da seguinte forma:

  • IPA-DI, pesquisa entre o 1º e o último dia do mês de referência;
  • IPA-M, entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência;
  • IPA-10, entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

A coleta de dados é realizada nos setores agropecuário e industrial em todo o Brasil, a fim de fazer uma análise das variações de preços de produtos agrícolas e industriais.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito