Cartao de Credito

O que é Tarifa de Adiantamento do Depositante?

Algumas taxas cobradas pelos bancos causam muitas dúvidas e reclamações entre os usuários. Entre essas taxas, uma das campeãs em reclamações é Tarifa de Adiantamento do Depositante. Muitas vezes essa cobrança aparece no extrato e o cliente nem sabe sobre o que é a cobrança.

Bom, essa tarifa é referente a um “empréstimo” feito pelo banco quando seu saldo não é suficiente para cobrir todos os gastos. Ou seja, se você gastar além do saldo presente na conta, o banco fará um “adiantamento”, cobrindo esse valor. Para tal serviço, é cobrada uma taxa, que a Tarifa de Adiantamento do Depositante. Essa Tarifa tem valor fixo, e não é proporcional ao valor do adiantamento.

dinheiro

Não perca dinheiro! Se programe para não ter que pagar a Tarifa de Adiantamento ao depositante.

Periodicidade e Valor da Tarifa

Essa taxa só pode ser cobrada uma vez a cada 30 dias. Se a cobrança vier mais de uma vez nesse período, provavelmente uma será referente ao mês anterior.

Quanto ao valor, é cobrado de acordo com o banco, variando entre 10 reais e 50 reais.

Quando Ocorre esse Adiantamento?

Normalmente, esse adiantamento ocorre quando o limite do cheque especial é excedido. Outra situação muito comum para ocorrer o adiantamento é o esquecimento da cobrança de IOF, taxa cobrada no primeiro dia útil do mês, quando o cheque especial é utilizado. Se na data de cobrança o saldo da conta for insuficiente, o banco empresta o valor, causando a cobrança posterior da Tarifa de Adiantamento do Depositante.

Esta tarifa é alvo de inúmeras reclamações de clientes, por isso é muito questionada pelo Código de Defesa do Consumidor.

Dicas para Fugir da Cobrança

Cobranças extras nunca são bem vindas, por isso é sempre bom evitar esse tipo de gasto. Para evitar a cobrança da Tarifa de Adiantamento do Depositante, nunca se esqueça de depositar os valores corretos no dia da cobrança, lembrando-se sempre do IOF, juros e outras taxas, assim como outros serviços disponíveis em sua conta. No próprio extrato você consegue ver o valor de IOF e os juros que serão cobrados. Então, é só se programar!



Não encontrou o que procurava?

Custom Search
1 Comentário
  1. Jessica Aparecida Rocha Gomes  em 10/02/2015: 22:58

    Ola não tenho nada de reclamar do meu banco só tenho uma dúvida sobre adiantamento e depositante ser posso pega todo mês meu adiantamento obrigado boa noite

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito