Cartao de Credito

O que são Ativos Líquidos?

Com certeza você já deve ter ouvido o termo “Ativos Líquidos” em um telejornal ou visto estas palavras escritas em jornais ou revistas, nas páginas financeiras. Mas o que é isso? A maioria das pessoas não sabem o que significa esse termo, ou “liquidez”, que tem praticamente o mesmo significado.

Este termo nada tem a ver com o estado líquido das substância, como a água ou um suco. Esse termo é metafórico, usado para definir algo que não é sólido, não se pode pegar, mas pode ser transformado em dinheiro com facilidade. Na verdade, os ativos líquidos se referem ao patrimônio de uma pessoa. Se alguém te pergunta de quanto é o seu patrimônio, não estamos falando somente de quanto você tem de dinheiro da carteira e no banco. Seus investimentos, imóveis, poupança, tudo isso deve ser avaliado para saber qual é o seu patrimônio líquido.

ativos liquidos

Entenda os ativos líquidos

Outra definição é que os ativos líquidos podem ser movimentados com facilidade, sem perdas. Um exemplo é uma compra, onde o dinheiro empregado equivale ao valor real do que foi comprado: a troca foi feita sem perdas para nenhum dos lados.

Na prática, podemos explicar que ativos líquidos são patrimônios que podem ser vendidos rapidamente sem perda de valor. O ouro é um exemplo de ativo líquido, pois pode ser vendido sem demora, e não há perda de dinheiro envolvida na negociação.

O termo “liquidez” é usado para definir o grau de facilidade em converter determinado bem em dinheiro. Por isso, vemos sempre frase como: “A empresa tem alta liquidez”, ou “Este investimento tem baixa liquidez”.



Por: Fabiana. Categoria: Outros // Tags: , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search
2 Comentários
  1. Mauricio Borges da Silva  em 22/10/2014: 20:58

    Muito obrigado por essas informação, agora ouvindo a palavra ativos líquidos ou liquidez já sei o que significa. Obrigado cartão de crédito

  2. Cartão e Crédito  em 23/10/2014: 22:45

    O prazer é nosso em esclarecer alguns conceitos, Maurício.

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito