Cartao de Credito

Seguro de Vida Vale a pena? Dicas para contratar

Ninguém está livre de situações indesejadas. Por isso, os seguros funcionam como uma forma de se proteger contra possíveis imprevistos. Os seguros de vida servem para prevenir contra alguns desses imprevistos, como acidentes, invalidez no trabalho, morte ou despesas médicas. Nesses casos, a pessoa ou família poderão contar com uma indenização se uma dessas situações ocorrer.

Muitas pessoas se perguntam se fazer um seguro de vida é mesmo importante. O que podemos dizer é que esse tipo de seguro é uma ótima maneira de se precaver contra sustos que podem acontecer no futuro. Assim, ter um seguro de vida representa mais tranquilidade e segurança para você e para sua família.

Importância do Seguro de Vida

O seguro de vida se torna importante quando você possui pessoas que dependem financeiramente de você e não poderão se sustentar caso você morra. Isso quer dizer que a contratação de um seguro de vida é ideal para quem é o chefe de uma família, com cônjuge e/ou filhos que ficarão desamparados caso esse chefe venha a faltar.

Quem não possui dependentes diretos pode procurar outras modalidades de seguro, como é o caso dos seguro por invalidez parcial ou total, que custa mais barato e poderá cumprir os requisitos mais básicos de sobrevivência do indivíduo.

Como funcionam os Seguros de Vida

Os contratos variam de acordo com a seguradora que oferece o serviço e as suas necessidades ao contratá-lo.

De um modo geral, ao contratar um seguro de vida você escolhe quem será o beneficiado na sua ausência e o valor da indenização. A maior parte dos seguros cobre casos de morte natural, morte acidental, invalidez total ou parcial. Você também pode incluir os gastos com assistência médica e hospitalar ou diárias em caso de invalidez temporária.

É preciso lembrar que nem todos os casos de morte ou invalidez serão cobertos pelo seguro. Geralmente, as seguradoras não indenizam quando a morte foi causada por uma doença preexistente à adesão, em prática de esportes perigosos, catástrofes naturais ou por suicídio. Caso você possua alguma doença ou corra mais riscos em seu trabalho ou lazer, é importante que isso seja dito antes da contratação do seguro, para se certificar que essas situações também estarão cobertas no plano escolhido.

Se nada acontecer com você no período de cobertura do seguro, você não receberá o valor de volta. O mesmo ocorre caso desista do contrato antes do término. Assim como em um seguro de carro, a indenização só é recebida se ocorrer alguma situação imprevista coberta pela apólice do seguro. Até existem alguns planos cujo valor pode ser resgatado ao final, mas em geral custam muito caro e não compensam para o segurado.

Dicas para contratar um seguro de vida

  • Conheça suas necessidades para escolher o plano mais adequado;
  • Calcule o valor ideal da cobertura, com base nas despesas de seus dependentes;
  • Escolha uma seguradora de confiança;
  • Tire todas as dúvidas com o seu corretor antes de fazer o contrato.



Por: Emília Silva. Categoria: Outros // Tags: , , , ,

Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito