Cartao de Credito

Vantagens do Dólar em Alta

Você já deve ter ouvido falar nos meios de comunicação sobre a alta do dólar. É quando a moeda americana fica muito mais valorizada que a nossa moeda, o Real. Mas de que forma a alta ou a queda do dólar impactam em nossas vidas? A um tempo atrás já falamos aqui no blog sobre as desvantagens do dólar em alta para o consumidor comum, mas e as vantagens? Será que existe alguma?

As vantagens do dólar mais valorizado não alteram a vida do consumidor comum logo de imediato. As empresas é que serão afetadas e de forma diferenciada, dependendo da área da economia em que estejam atuando. Mas não há setor que não seja afetado por um movimento de desvalorização do real. Vejamos abaixo algumas áreas em que a alta do dólar trazem algum tipo de impacto.

Turismo

O turismo nacional deverá ser incentivado com a desvalorização do real. O setor que já atuava no vermelho espera um crescimento significativo. Muitos turistas estão cancelando ou adiando suas viagens ao exterior, e espera-se que esse fluxo seja revertido para o turismo nacional. O real em baixa, também, atrairá mais turistas estrangeiros.

Por isso, quem trabalha diretamente ou indiretamente com o turismo nacional sai ganhando com a alta do dólar.

Indústria

Indústria

Indústria se beneficia com a alta do dólar

O setor industrial, no entanto, é o que mais comemora a alta do dólar, pois conta-se com um reflexo positivo na exportação de produtos nacionais. Haverá menos incentivo à entrada de produtos importados para concorrer com os produzidos aqui, e os exportadores terão uma receita maior nas vendas ao exterior.

O agronegócio, a indústrias têxtil, de vestuário e calçados, a indústria automobilística e os fabricantes brasileiros de máquinas e equipamentos ganham com a alta do dólar. O produto nacional torna-se mais competitivo no exterior, reconquistando nichos de mercados perdidos durante o longo tempo de valorização do real.

À medida que a indústria retoma a capacidade de competir no mercado internacional e no Brasil, a tendência é de um cenário favorável ao emprego industrial, um dos mais afetados com o dólar em baixa, além da manutenção de empregos de alguns outros setores que corriam certo risco.

É claro que o setor da indústria vem passando por uma grave crise, assim como o restante do país, por isso pode parecer difícil perceber a vantagem do dólar em alta, já que vemos tantas demissões, devido às altas quedas nas vendas. Mas acredite, se o dólar estivesse menos valorizado, teríamos mais importações, e o problema do desemprego seria ainda maior.

Conclusão

Como vimos, a alta do dólar pode trazer vantagens para alguns setores, mas se você não trabalha com turismo, indústria, ou com exportação, a alta do dólar continua tendo somente desvantagens, pois a tendência é que os preços aumentem, devido à quantidade de matérias-primas importadas, que dependem da valorização do dólar para fazer o preço nas prateleiras.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito