Cartao de Credito

Como Evitar as Fraudes com Cartão de Crédito

O número de fraudes envolvendo cartões de crédito é cada vez mais alarmante. Uma pesquisa feita em 17 países revelou que o Brasil está em 6º lugar no volume de fraudes. Segundo os dados, 30% dos brasileiros entrevistados tiveram problemas com o produto nos últimos 5 anos. Além disso, o Procon recebe uma grande quantidade de reclamações contra administradoras que efetuaram cobranças indevidas de seus clientes. O pior de tudo é que muitos consumidores acabam sendo os maiores lesados quando isso acontece.

Fraude com Cartão

Evite que outras pessoas usem o seu cartão de crédito

Direitos do Consumidor

Se há fraude, subentende-se que a segurança do produto falhou. Por isso, as leis que protegem o consumidor entendem que a responsabilidade da fraude é da administradora do cartão, que fica obrigada a ressarcir o cliente pela cobrança indevida.

Vamos supor que o seu cartão tenha sido clonado. Na fatura, você observa que outra pessoa comprou várias mercadorias e estourou o seu limite. Nesse caso, você precisa entrar em contato com a empresa para informar que ocorreu um equívoco. Ainda segundo a lei, o prazo para que eles respondam e solucionem o problema é de 5 dias.

A empresa só fica livre dessa obrigação se puder provar que o cliente agiu de má fé ou teve alguma responsabilidade real pela ocorrência da fraude. Fora isso, toda falha de segurança é de inteira responsabilidade da administradora do cartão,

Cartão com Chip

O cartão com chip é um exemplo de como as empresas podem evitar as fraudes. Com o sistema, é bem mais complexo clonar um cartão. Além disso, os cartões com chip exigem que o cliente informe sua senha para confirmar as transações, garantindo mais segurança.

Outras ferramentas também dificultam os golpes. Vários bancos enviam mensagens para o cliente sempre que o cartão é utilizado. Dessa forma, é possível acionar a empresa rapidamente sobre o problema. O consumidor também deve tomar muito cuidado com os dados do seu cartão de crédito e lembrar que a forma de pagamento não pode ser emprestada.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito