Cartao de Credito

É Seguro Comprar Pelo Mercado Livre?

Ainda é comum que alguns consumidores tenham um pé atrás com o comércio eletrônico. Mesmo com o crescimento do setor e uso de tecnologias para proteger os clientes, todos nós sabemos que fraudes e golpes acontecem todos os dias na internet. Por isso, a segurança é um dos pontos que mais trazem desconfiança, sobretudo quando o comprador não conhece bem a loja online.

O assunto de hoje é um dos maiores sites de venda do Brasil: o Mercado Livre. No artigo discutiremos se é seguro comprar na página e apresentaremos algumas dicas para você reduzir os riscos na negociação com vendedores desconhecidos. Mas antes de falarmos sobre segurança, é importante entendermos como o ML funciona.

Como Funciona o Mercado Livre

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o Mercado Livre não é uma loja, mas sim um espaço para reunir vários vendedores de todo o país. Se você tem um celular pouco usado, por exemplo, pode se cadastrar no site e criar um anúncio para oferecer o produto. Pessoas do Brasil inteiro terão acesso ao seu anúncio e poderão comprá-lo à distância com comodidade.

Esse processo é bem prático tanto para quem compra quanto para quem vende, mas o Mercado Livre não tem como garantir o sucesso da transação. Isso quer dizer que o vendedor pode ficar com o dinheiro e não entregar o produto ou que um comprador pode receber a mercadoria e não efetuar o pagamento.

O site é apenas um “ponto de encontro” entre vendedor e comprador. Ele não se responsabiliza pelas transações.

Mais Segurança

Para dar mais segurança aos usuários, o Mercado Livre disponibiliza algumas ferramentas importantes. A primeira delas é o sistema de qualificação. Por meio dela, o comprador e o vendedor podem avaliar o sucesso da negociação. Assim, a qualificação funciona como um histórico do usuário no site. Se você está pensando em comprar algum produto, a dica é ler com atenção as qualificações do vendedor e se certificar de que outros compradores aprovaram a transação com ele.

Mercado Livre

Aprenda a negociar pelo Mercado Livre com segurança

Outra ferramenta de segurança é o MercadoPago. Com esse sistema de pagamento, o Mercado Livre é quem recebe o pagamento e só entrega ao vendedor depois que o comprador informar que recebeu a mercadoria. Dessa forma, a transação pode ser cancelada quando houver alguma falha na entrega. É importante salientar também que nem todos os vendedores operam com o MercadoPago.

Além dessas ferramentas, o comprador também deve desconfiar de preços muito baixos, pois a oferta pode ser um chamariz para o golpe. Observe se o vendedor respondeu às dúvidas de outros interessados e não informe seus dados bancários por e-mail. Seguindo essas dicas, suas compras não trarão problemas.

Como Comprar no Mercado Livre

Agora que você já sabe as dicas para fazer uma compra segura, basta entrar no site, fazer o seu cadastro e escolher o produto que deseja comprar. Leia bem todas as especificações e avaliação do vendedor. Depois de clicar em “Comprar”, o vendedor entrará em contato com você para combinarem o pagamento e o frete. Por isso, é importante manter o e-mail sempre atualizado.



Não encontrou o que procurava?

Custom Search

Deixe um comentário!

Se você gostou do post, ou não, mas tem algo a comentar, por favor, preencha o formulário abaixo. Pedimos apenas que cuide da escrita e não escreva nada ofensivo.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório, mas não divulgado)

Mensagem

Cartão e Crédito RSS

Cartão e Crédito em seu e-mail!

Cadastre-se e fique atualizado sobre os cartões de crédito.

Fechar Cartão e Crédito